Notícias Também tu, C1? Citroën prepara-se para eletrificar o seu citadino

Antevisão

Também tu, C1? Citroën prepara-se para eletrificar o seu citadino

O Citroën C1 pode vir a tornar-se elétrico na próxima geração. Ainda não é certo, mas os "irmãos" Peugeot 108 e Toyota Aygo podem seguir o exemplo.

Citroën C1

A CEO da Citroën, Linda Jackson, indicou o futuro da próxima geração do C1 em declaraões prestadas à Auto News Europe. Quando questionada acerca do segmento dos citadinos, Linda Jackson afirmou que “este segmento está a tornar-se cada vez mais pequeno, pelo que acho que temos de evoluir” e essa evolução passa pela próxima geração do citadino da marca, com a executiva da Citroën a afirmar: “acho que provavelmente vai ser elétrico“.

Caso se confirme a eletrificação do C1 a Citroën conseguiria substituir dois modelos (tal como a Peugeot), reformando a segunda geração do citadino e ainda o C-Zero que resulta da joit-venture feita com a Mitsubishi e da qual nasceram para além do carro da marca do double-chevron o Peugeot iON e o Mitsubishi i-MiEV.

Resta saber qual seria a plataforma utilizada, uma vez que a eCMP é mais indicada para modelos do segmento B. Falta também saber se caso o próximo C1 se venha a tornar num elétrico a Toyota vai continuar a desenvolver o Aygo em conjunto com a PSA.

VÊ TAMBÉM: Paris dá a conhecer o novo Audi A1 Sportback
Citroën C1

E o Aygo?

Face às declarações de Linda Jackson, o presidente da Toyota para a Europa, Didier Leroy, afirmou que “se encontrarmos uma estratégia comum podemos continuar“. De acordo com o CEO da Toyota na Europa, Johan van Zyl, o Aygo é um modelo importante pois “o perfil do cliente é muito mais jovem e isso é bom para nós(…) traz-nos novos clientes“.

Agora as três marcas têm os próximos 12 meses para definir uma estratégia conjunta para a terceira geração dos citadinos. Dos três, o modelo japonês foi o que mais vendeu nos primeiros seis meses do ano (de acordo com dados da JATO Dynamics), sendo o quarto citadino mais vendido nesse período no mercado europeu.

 

 

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Citroën BX 4TC de Grupo B?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën BX 4TC: o carro de ralis que a Citroën quis esquecer