Notícias A SEAT já produziu 10 milhões de veículos em Martorell

Indústria

A SEAT já produziu 10 milhões de veículos em Martorell

Inaugurada há 25 anos, Martorell é a maior fábrica de automóveis em Espanha. Num quarto de século já saíram 10 milhões de veículos da fábrica da SEAT.

SEAT Martorell

A fábrica da SEAT em Martorell, Espanha, está por esta altura duplamente de parabéns. É que para além de estar a comemorar os 25 anos de existência, alcançou a marca histórica de 10 milhões de veículos produzidos.

A unidade fabril foi inaugurada em 1993 e os primeiros modelos que ali produzidos foram a segunda geração do SEAT Ibiza e a primeira geração do SEAT Córdoba. Desde então, já ali foram produzidos num quarto de século 39 modelos diferentes. Atualmente são ali fabricados os SEAT Ibiza, Leon, Arona e o Audi A1.

Para além do Audi A1 que agora começou a ser produzido em Martorell, também o Audi Q3 ali foi fabricado durante sete anos. O veículo 10 milhões, um Arona FR 1.5 TSI vai ficar exposto esta semana na fábrica, numa exposição que celebra o 25° aniversário.

VÊ TAMBÉM: Audi SQ2. Os números que interessam do novo “hot SUV” alemão
SEAT Martorell
Atualmente há cerca de 2000 robôs a trabalhar na fábrica de Martorell.

Martorell: a fábrica da SEAT para o futuro

Apesar de empregar mais de 12 500 funcionários, a fábrica de Martorell é um exemplo das fábricas do futuro, sendo uma smart factory de referência na Indústria 4.0.

Ao todo conta com mais de 2000 robôs que contribuem para as diversas fases de produção em conjunto com os humanos. A fábrica tem capacidade para produzir 2400 veículos por dia, ou seja, um automóvel aproximadamente a cada 30 segundos.

SEAT Martorell
A SEAT conta com realidade virtual na fábrica de Martorell.

A comprovar a aposta na tecnologia está o recurso à realidade virtual, a robôs colaborativos, à impressão 3D e à realidade aumentada nos processos de desenvolvimento e de produção de veículos.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o SEAT Toledo foi eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT Toledo. Vencedor do Troféu Carro do Ano 1992 em Portugal