Notícias Ken Block apresenta o seu novo brinquedo, um Ford RS200

Video

Ken Block apresenta o seu novo brinquedo, um Ford RS200

Nas mãos do destemido Ken Block qualquer carro é um brinquedo, mas e se for um carro do grupo B de Rally como Ford RS200? Já não é bem assim...

Ver vídeo

Normalmente ouvimos falar de Ken Block para ver as mais inacreditáveis “Gymkhanas” que só ele é capaz de protagonizar. Desta vez o motivo é outro. O piloto norte-americano recebeu as chaves de um novo brinquedo para a sua garagem. Um Ford RS200.

Trata-se de um modelo de 1986, produzido apenas durante dois anos, entre 1984 e 1986, em apenas 200 unidades com homologações para estrada. Motivo: as regras de homologação da FIA para o lendário Grupo B de rali.

O ano de 1986 foi aliás um dos anos mais marcantes do Campeonato do Mundo de Ralis, com a Ford, Audi, Lancia, Peugeot e Renault a inscreverem equipas com modelos com capacidades de aceleração nunca antes vistas, como o Audi Sport Quattro S1, o Lancia 037 Rally, o Lancia Delta S4, o Renault 5 Maxi Turbo ou o Peugeot 205 T16, entre outros.

As potências situavam-se entre os 400 e os 600 cv.

O Ford RS200 montava um quatro cilindros turbo com 1.8 litros e uma potência de 450 cv às 7500 rotações por minuto. O binário era de 500 Nm e contava com tração integral permanente, o que o possibilitava atingir os 100 Km/h em pouco mais de 3 segundos. Estamos a falar de um carro de 1986.

O RS200 nem sequer é baseado em algum modelo de produção, ao contrário da maioria dos restantes carros do grupo B. O chassis foi desenvolvido pelo engenheiro de Fórmula 1 Tony Southgate.

Apenas 24 unidades

O Ford RS200 é um pesadelo!

Ken Block

Mas o carro que podes ver no vídeo é ainda mais especial, já que faz parte de um número (muito) restrito de 24 carros em todo o mundo, convertidos para uma versão com um motor 2.4 litros e 700 cv de potência. É este o novo brinquedo exclusivo de Ken Block.

Ken, se segues a Razão Automóvel, esperamos por uma “Gymkhana” com o novo brinquedo.

 

 

Sabe esta resposta?
O que significa ESP?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

ASC, DSC, ESC, TCS, DTC… sabes o que significam todas estas siglas?