Notícias XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo. Markku Alen foi a grande estrela

Desporto Motorizado

XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo. Markku Alen foi a grande estrela

O XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo decorreu com sucesso no último fim de semana. Markku Alen e o Fiat 131 Abarth brilharam no evento.

XX slalom sprint castelo rodrigo, fiat 131 abarth, markku alen

Decorreu no último fim de semana o XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo. Não faltaram motivos de interesse na edição comemorativa de duas décadas da prova, contando com a participação de mais de 80 pilotos, culminando com a presença de Markku Alen, penta-campeão do Rally de Portugal e ex-piloto do WRC. Foi também o terceiro ano consecutivo em que decorreram as duas modalidades — Sprint e Slalom.

Composta por três mangas cronometradas, a prova de Sprint decorreu durante o dia de sábado, com Jorge Almeida, em Opel Corsa GSI, a superiorizar-se a Tiago Prata, em Westfield Aero Race, e Tiago Mateus, em Toyota AE86. Destaque ainda para as prestações de Fernando Morgado e Marcelo Oliveira, nas categorias tração à frente e tração atrás, respetivamente.

XX slalom sprint castelo rodrigo
Markku Alen em primeiro plano, no pódio da prova de Sprint
RELACIONADO: Rali da Finlândia ignora coisas como a… gravidade

Também com três mangas cronometradas, decorreu no domingo a prova de Slalom, que viu Carlos Rosendo, em Mini, suplantar Jorge Araújo, aos comandos de um protótipo, e António Borges, em Caterham.

XX slalom sprint castelo rodrigo
O pódio da prova de Slalom

Por fim, o XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, foi também integrado no calendário do Troféu Raiano de Perícia, que contou com 16 pilotos em competição. António Borges levou de vencida a prova, superando Dino Almeida e Luís Silva.

RELACIONADO: Todos os carros e pilotos que venceram o Rally de Portugal

Markku Alen, a estrela

Juntar o conhecido piloto do WRC ao o Fiat 131 Abarth, uma das máquinas onde conheceu inúmeras vitórias, foi um dos principais pontos de atração do XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo. Sempre com grande espetacularidade, Alen, o “finlandês voador”, efetuou várias demonstrações com vários convidados como “penduras”, entre os quais Pedro Machado, presidente do Turismo do centro de Portugal e Paulo Langrouva, presidente do município de Figueira.

XX slalom sprint castelo rodrigo, fiat 131 abarth, markku alen

Não foi só ao volante que Markku Alen se destacou, mas também… à mesa, tendo como convidados pilotos e navegadores portugueses contemporâneos de Alen — Jorge Ortigão, Pina de Morais, Miguel Vilar, Ramiro Fernandes e Antonio Onofre —, oportunidade para partilhar histórias dos “bons velhos tempos”.

Foi também sorteado entre os espetadores que compraram bilhete um capacete autografado por Markku Alen, que acabou por ser entregue a um segurança que se encontrava a trabalhar na prova.

XX slalom sprint castelo rodrigo
VÊ TAMBÉM: Clube Escape Livre com calendário recheado de atividades para 2018

Homenagem

O Município de Figueira e o Clube Escape Livre, organizadores do evento, aproveitaram a ocasião de se tratar dos 20 anos da prova para homenagear os pilotos mais assíduos ao longo das últimas duas décadas, que receberam um troféu Spal: Jorge Almeida, António Alexandre, Tiago Mateus e Jorge Araújo. De igual forma, Pedro Figueiredo e Paulo Silveira, foram homenageados por se deslocarem, há três anos consecutivos, propositadamente da Suíça, com os seus BMW, para participar na prova de Figueira de Castelo Rodrigo.

Foi uma aposta ganha, com mais pilotos, mais público e uma maior visibilidade para o nosso concelho, traduzida ainda em inúmeras visitas e com reflexo claro no alojamento esgotado e na satisfação junto da restauração.

Paulo Langrouva, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo

Sabe esta resposta?
Qual o valor de Cx alcançado pelo novo Mercedes-Benz Classe A Sedan?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os segredos do carro de produção mais aerodinâmico do mundo