Notícias Mini Cabriolet comemora 25 primaveras com edição especial… para o Reino Unido

Efeméride

Mini Cabriolet comemora 25 primaveras com edição especial… para o Reino Unido

A Mini está em festa. O Mini Cabriolet está a comemorar 25 anos de existência, depois de ser introduzido oficialmente em 1993. Ainda que, no passado, já houvesse quem fizesse conversões do modelo original.

Mini Cabriolet

Hoje em dia o descapotável mais vendido em mercados como o britânico, o Mini Cabriolet foi originalmente lançado em 1993, nos últimos anos de existência do Rover Mini clássico. Com a curiosidade de custar quase o dobro do valor pedido pelo modelo fechado!

Envergando uma carroçaria reforçada estruturalmente e disponível em apenas duas cores, Caribbean Blue com capota cinza e Nightfire Red com capota em cor idêntica, o Mini Cabriolet original possuía as mesmas especificações mecânicas do Cooper 1.3i. Embora com um interior mais luxuoso, rodas Revolution de 12” e aplicações metalizadas.

O primeiro Mini… alemão

Ainda assim, importa referir que, dois anos antes do lançamento, uma empresa alemã, Lamm Autohaus, chegou a fabricar 75 unidades de uma conversão, denominada Mini Lamm Cabriolet. As quais acabaram por desaparecer, num ápice!

Rover Mini Cabriolet 1993

Antes disso, ainda durante a década de 60, vários Mini com capota em lona chegaram a ser produzidos, resultado de conversões do modelo original. Dos quais, um dos mais famosos, foi o Crayford Mini, cuja primeira unidade foi vendida em 1963, ou seja, há 55 anos.

RELACIONADO: Conduzimos o renovado MINI Cooper S. As mudanças foram suficientes?

O Mini Cabriolet oficial

Contudo e apesar destas “tentativas”, o primeiro Mini Cabriolet de produção em massa e oficial acabou mesmo sendo a variante de 1993. À qual se seguiu, já em 2004, a apresentação da versão moderna, criada sob a égide da BMW.

Mini Cabriolet 25 Anos 2018

Do modelo atual, foram já vendidas mais de 89 mil unidades, 43% das quais com base na versão Cooper, a maioria envergando a cor exterior Pepper White. Sendo que 86% estava equipado com caixa manual.

A edição comemorativa

Com o objetivo de assinalar o quarto de século do Mini Cabriolet, a marca britânica decidiu criar uma versão especial e limitada de aniversário, denominada, precisamente, 25th Anniversary Edition, da qual só serão feitas 300 unidades.

Além de numeradas, as unidades em questão serão propostas apenas na cor exterior Starlight Blue metalizada e capota negra, com a Union Jack (bandeira inglesa) desenhada na cor cinza.

Mini Cabriolet 25 Anos 2018

Tendo por base a versão Cooper S, o Mini Cabriolet 25th Anniversary Edition apresenta ainda capas dos retrovisores exteriores e faixas em branco, jantes Vanity Spoke de 18 polegadas de dois tons, pack Chili, Navigation Plus e sistema de som Harman Kardon, além de interior em pele branca, com rebordos em azul.

Único senão: apenas estará disponível no mercado britânico, onde terá preços a partir de 32 995 libras esterlinas, cerca de 37 400 euros.

Mini Cabriolet 25 Anos 2018
Sabe esta resposta?
Quando é que foi apresentado o Mercedes-Benz 300 SL "Gullwing"?