Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Fotogaleria

Todos os carros e pilotos que venceram o Rally de Portugal

O primeiro Rally de Portugal foi em 1967. Juntámos todos os vencedores — máquinas e pilotos — daquele que é para muitos (nós incluídos) o melhor rali do mundo.

Organizado pelo Automóvel Club de Portugal, o Rally de Portugal teve a sua edição inaugural em 1967 e rapidamente alcançou o prestígio internacional. O sucesso foi tal que seis anos depois da primeira edição, a prova portuguesa integrou pela primeira vez o calendário do Campeonato do Mundo de Ralis, passando a receber, anualmente, os maiores nomes da modalidade. À espera deles esteve sempre uma moldura humana impressionante.

E foi precisamente a elevada afluência de espetadores — aliada à falta de condições de segurança — que viria a motivar um dos episódios mais negros da história da prova, em 1986, com o trágico acidente de Joaquim Santos na Lagoa Azul.

Na década de 90 o nosso rali continuou a cimentar a sua posição como uma das melhores provas do Mundial de Ralis, ao ponto de ter sido considerado por cinco vezes como o “Melhor Rali do Mundo” e em 2000 ter sido distinguido com o prémio de “Rali com Melhor Evolução do Ano”.

VEJAM TAMBÉM: Recorde de carros WRC nos 50 anos do Rally de Portugal
Rally de Portugal
Pó? Deve ser o Rally de Portugal

Devido às difíceis condições atmosféricas que dificultaram a edição de 2001, o Rally de Portugal acabou por perder a sua posição no calendário do WRC no ano seguinte. Contudo, a organização nunca baixou os braços e na edição de 2007, no Algarve, o Rally de Portugal voltou a fazer parte do Campeonato do Mundo.

Em jeito de celebração dos 50 anos do Rally de Portugal (à data da publicação original deste artigo), reunimos os carros vencedores de todas as edições da prova (ver galeria).

Atualização: Continuamos a adicionar à galeria os vencedores após a data da publicação original do artigo.

Mais artigos em Clássicos