Notícias Markku Alen. O penta campeão do Rali de Portugal em Castelo Rodrigo

Desporto Motorizado

Markku Alen. O penta campeão do Rali de Portugal em Castelo Rodrigo

Markku Alen vai estar em Figueira de Castelo Rodrigo para proporcionar um grande espectáculo na prova mítica nacional que este ano assinala duas décadas.

Organizado pelo Município de Figueira de Castelo Rodrigo e pelo Clube Escape Livre, o Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, agendado para os próximos dias 21 e 22 de julho, conta este ano com uma edição comemorativa especial, oferecendo não apenas o habitual espectáculo proporcionado pelos melhores pilotos da modalidade, como algumas surpresas para o público em geral.

A principal novidade é a presença do “finlandês voador” como convidado de honra a participar na prova e a realizar sessões de autógrafos que têm como objetivo brindar os espectadores mais assíduos e entusiastas do melhor slalom do país – uma das diferenças que faz de Castelo Rodrigo a prova rainha de Portugal.

Markku Alen vai estar em Figueira de Castelo Rodrigo com uma réplica do Fiat 131 Abarth de competição conduzido nas edições de 1977, 1978 e 1981 do Rali de Portugal, e que o levaram à vitória.

Slalom Sprint Castelo Rodrigo Markku Alen
Será este o Fiat 131 Abarth que Markku Alen irá conduzir em Figueira de Castelo Rodrigo, e que esteve em exposição no Centro Comercial La Vie, na Guarda.

O piloto finlandês iniciou a sua carreira em 1969 e em 1973 iniciou um ciclo de 129 participações no Campeonato do Mundo de Ralis, onde conquistou 19 vitórias, o último dos quais o RAC, em 1989, aos comandos de um Lancia Delta Integrale. Foi principalmente nas marcas Fiat e Lancia que mais se notabilizou. Alen celebrará, em Castelo Rodrigo, 45 anos da sua primeira participação como piloto oficial e 40 anos sobre a vitória na Copa FIA de Pilotos, precursora do Campeonato Mundial de Pilotos.

Nos dias 21 e 22 de julho, Markku Alen vai conduzir novamente o modelo nas provas de sábado à noite, no Estádio Municipal de Figueira, e de domingo à tarde, na Av. Heróis de Castelo Rodrigo. Para além disso, em ambos os dias, realiza sessões de autógrafos e fotos para todos os fãs que desejarem ter um contacto mais próximo com o piloto.

O Clube Escape Livre vai mais longe e inclui ainda os protagonistas dos ralis nesta festa de 20 anos. Assim, todos os pilotos e navegadores que participaram no Rali de Portugal juntamente com Markku Alen são convidados para o almoço de sábado, em Figueira de Castelo Rodrigo, que conta com a presença do recordista de vitórias no Rali de Portugal.

O XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo promete ser uma grande edição também ao nível do número de participantes, já que a um mês do evento estavam inscritos 21 pilotos para a prova de Sprint de sábado e 16 para a prova de Slalom de domingo. Assim, a organização espera alcançar novamente mais de 30 inscrições em cada dia de prova e milhares de espectadores.

Trata-se de uma oportunidade única para os pilotos que se inscreverem em Castelo Rodrigo, de correr ao lado de um dos pilotos mais consagrados e acarinhados dos ralis mundiais e, para o público, de assistir à prova de um piloto excecional e obter o seu autógrafo, para além de outras surpresas e oportunidades.

O capacete de Markku Alen será autografado pelo piloto e por todos os pilotos participantes na prova noturna e será sorteado entre os espectadores. Muitas outras iniciativas e surpresas estão a ser preparadas para marcar esta edição dos 20 anos do Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, e serão essencialmente centradas no público e nos pilotos.

A Razão Automóvel vai lá estar e tu também podes aparecer e quem sabe tens oportunidade de estar lado a lado com Markku Alen. Fica atento…

RELACIONADO: Clube Escape Livre com calendário recheado de atividades para 2018

Sabe esta resposta?
O primeiro veículo autónomo a subir a rampa do Festival de Goodwood foi o…
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Ford Mustang autónomo conduz como um bêbado
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O Ford Mustang autónomo conduz como um bêbado