Notícias Este é o novo e mais “agressivo” Audi A1

Fuga de imagens

Este é o novo e mais “agressivo” Audi A1

Estamos muito perto de conhecer a segunda geração do Audi A1, mas há sempre aqueles que não conseguem esperar nem mais um minuto.

Audi A1

Mais uma fuga de imagens, lançadas na internet antes do tempo, desta vez antecipando a segunda geração do Audi A1. Apesar da cuidada campanha de teasers da Audi, fica sem efeito, agora que conseguimos ver em toda a sua plenitude como será o futuro baby-Audi.

As imagens revelam um A1 bastante distinto do anterior, tanto nas suas características gerais visuais, como nas definição das partes, deixando para trás os elementos visuais mais marcantes do antecessor.

O novo Audi A1, apesar das proporções gerais semelhantes, é visualmente mais agressivo, com um desenho predominantemente angular. Destaca-se a carroçaria bicolor, com o pilar A e o teto visualmente separados da restante carroçaria. A frente é dominada pela cada vez maior grelha hexagonal “single frame”, ladeada por duas generosas e agressivas aberturas e encimada por três pequenas aberturas horizontais, delimitadas pelo capot.

Audi A1 2018 OficialAudi A1

A muito publicitada linha “tornado” — a que contornava toda a carroçaria do atual A1, definindo a sua linha de cintura —, e um dos seus elementos visuais mais marcantes, simplesmente desapareceu. No seu lugar surge uma solução já vista nos lançamentos mais recentes da marca — A8, A7 e A6 —, composta por três linhas, onde duas delas, arqueadas sobre os eixos, ajudam a estruturar os arcos de rodas, dando-lhes a necessária robustez; e uma terceira, desnivelada e posicionada abaixo e entre as outras duas — tudo para evidenciar as rodas.

Audi A1 2018 Oficial Audi A1 Sportback

Na traseira, destaque para as óticas de formato mais irregular e mais angulares e os para-choques traseiros que integram duas “saídas de ar” e um mini-difusor. Outro destaque são as jantes, que mais parecem vir diretamente de um… Lamborghini.
Audi A1 2018 Oficial Audi A1 Sportback

Sendo as cinco portas a única carroçaria disponível, a Audi resistiu à tentação de dissimular o manípulo da porta traseira no pilar C. Este, tal como já vimos no Audi Q2, perde a área vidrada, ganhando dimensão e destaque no geral.

No interior, tal como o exterior, caracteriza-se por ser muito mais angular e retilíneo. As típicas e apreciadas saídas de ventilação circulares do A1, deram lugar a duas soluções distintas: duas saídas trapezoidais a ladear o painel de instrumentos, e à frente do passageiro, outra (haverá uma segunda junto à porta?) de formato retangular, dissimulada no desenho dessa área específica do tablier. O novo A1 poderá receber um painel de instrumentos totalmente digital, complementando o ecrã central de info-entretenimento.

Audi A1 2018 Oficial Audi A1 Sportback

Duas motorizações reveladas

Como podemos ver nas imagens, podemos ver as denominações 35 TFSI e 40 TFSI nas traseiras dos dois modelos apresentados — adotam também as novas denominações da marca, que correspondem a intervalos de potências — o que significa que, no caso do 35 TFSI, estamos na presença de um modelo que terá entre 150 e 163 cv, enquanto o mais possante 40 TFSI terá algures entre 170 e 204 cv. Na tentativa de adivinhar que motorizações se tratam, tal como acontece com os primos SEAT Ibiza e Volkswagen Polo, devem corresponder ao 1.5 com 150 cv e 2.0 com 200 cv, respetivamente.

Não temos de esperar muito mais tempo pela apresentação do novo Audi A1, que deverá acontecer já na próxima quarta-feira.

Vê a restante galeria:

Sabe esta resposta?
Com qual destes modelos o Audi Q8 partilha a base?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi Q8 apresentado. Anti-X6 já chegou!
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Audi Q8 apresentado. Anti-X6 já chegou!