Hot SUV

Hyundai já trabalha no Kauai N. Apesar do modelo ainda não ter luz verde…

Descrito como um dos possíveis futuros modelos a desenvolver pela divisão de performance ‘N’, o Hyundai Kauai N já foi apanhado em testes. Isto, apesar de ainda não ter recebido a necessária luz verde dos “chefes"...

A informação foi já confirmada pelo diretor do departamento ‘N’, o alemão Albert Biermann, em declarações à Auto Express, nas quais assumiu que os seus engenheiros estão já a trabalhar com um veículo de testes.

“Fui eu que lhes disse para que avançassem com o desenvolvimento do carro, sendo que, a partir daqui, vamos ver o que acontece, relativamente à aprovação do projeto por parte do conselho de administração”, afirmou Biermann.

Certo é que terá de ter o mesmo sistema de propulsão do i30 N. É claro que podemos dar ao Kauai afinações distintas ao nível da suspensão e da direção, apesar de haver componentes comuns que podemos usar, porque será um tração dianteira, tal como o i30 N. Mas já sabemos que utilizaremos o mesmo motor e caixa de velocidades no Kauai N.

Albert Biermann, diretor do departamento de alta performance ‘N’
Hyundai Kona testes 2018
Apesar de ainda sem produção garantida, o Hyundai Kauai N já roda em Nürburgring

Motor? O mesmo do i30 N, sem dúvida!

Recorde-se que o Hyundai i30 N conta com um bloco 2.0 turbo a gasolina, a debitar, na sua versão mais potente, com pack Performance, 275 cv e 352 Nm de binário. Valores que, combinados com uma caixa manual de seis velocidades (a automática está prevista para dentro em pouco), permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,1s, assim como atingir uma velocidade máxima na ordem dos 250 km/h.

Hyundai i30 N
Primeiro Hyundai com a letra ‘N’, o i30 N deverá ceder o seu 2.0 Turbo de 250 cv ao Kauai N.

Já no caso do Hyundai Kauai N, os rumores apontam para que, caso venha a receber luz verde dos “chefes” da Hyundai, o mesmo bloco não exceda os 250 cv, ou seja, a mesma potência do i30 N sem pack Performance. Valor que, ainda assim, será sempre substancialmente superior àquela que é, atualmente, a versão mais potente do crossover, com 175 cv.

Antes do Kauai N… outros N

Por outro lado e ainda antes que possamos ver o Kauai N ao vivo, a Hyundai tem previsto lançar o segundo e terceiro modelos da sua divisão ‘N’, baseados no Veloster e no i30 Fastback.

No caso da variante ‘N’ deste último, destinada apenas e só aos mercados da Coreia do Sul e dos EUA.

RELACIONADO: Hot SUV: Versões N do Tucson e Kauai recebem luz verde da Hyundai

Sabes responder a esta?
Qual era o nome de código do motor que equipava o Toyota Celica GT-Four ST165?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

O Toyota que acabou com o domínio europeu no Mundial de Ralis

Mais artigos em Notícias