Notícias Nissan 370Z. Finalmente, um sucessor está nos planos

Antevisão

Nissan 370Z. Finalmente, um sucessor está nos planos

Após anos de incertezas sobre o futuro do coupé, surgem agora fortes indícios de que o Nissan 370Z terá um sucessor. E não será um crossover…

Nissan 370Z

Fazer desportivos de raíz, sobretudo daqueles que não custam “um rim”, não é fácil. As contas nunca batem certo: são modelos com pouco em comum com os restantes modelos de um construtor, o que incrementa os custos de desenvolvimento; e os volumes de produção nunca são elevados o suficiente. A incerteza à volta de um sucessor para o Nissan 370Z tem fundamentalmente a ver com estas duas razões. 

Como temos observado, uma das soluções é encontrar um parceiro com quem dividir os encargos: Toyota GT86/Subaru BRZ, Toyota Supra/BMW Z4 ou ainda Mazda MX5/Fiat 124. Mas a Nissan tem outra solução em mente para mais uma geração do Z, de acordo com a Autocar.

Conhecido internamente como Z35, o sucessor do 370Z — lançado em 2009 —, será desenvolvido conjuntamente com o sucessor do atual Infiniti Q60, o coupé da “divisão” premium da Nissan, rival de carros como o BMW Série 4. Ambos os modelos partilharão a plataforma de tração traseira, motores e sistema elétrico.

Nissan 370Z

O que esperar do novo Z

Felizmente posta de parte parece estar a ideia de que o novo Z se transforme num crossover, como foi especulado há uns anos atrás, após apresentação do concept Nissan Gripz. Tal como o 370Z, o novo Z — que poderá chamar-se 400Z — será um puro coupé, ao que tudo indica, maior que o atual — haverá espaço para quatro lugares? Além da carroçaria coupé, também está previsto um roadster.

Mais certezas estão nas motorizações previstas. O 3.7 V6 naturalmente aspirado da atual versão, com 328 cv, dará lugar ao mais recente 3.0 V6 turbo, da série VR. Motor que ascende aos 400 cv, na sua versão mais potente, no atual Q60.

Nissan 370Z Nismo
Nissan 370Z Nismo

Também de acordo com a Autocar, podemos esperar por uma versão Nismo do novo 370Z, que elevaria a potência do V6 até aos 480 cv. Como curiosidade, é o mesmo valor de potência do Nissan GT-R (R35), quando este foi apresentado no final de 2007.

Para quando?

O sucessor do Nissan 370Z continuará o longo legado da saga Z da marca, que começou à praticamente meio século com o lançamento do Datsun 240Z. Modelo lançado originalmente para elevar o reconhecimento da marca e da sua imagem, inspirando-se no Jaguar E-Type, para definir os seus contornos.

Em 2019, será o 50º aniversário do lançamento do 240Z e será precisamente no final do próximo ano que se prevê conhecer o novo Z da Nissan. No entanto, ainda este ano, a marca poderá apresentar um concept de antecipação ao modelo de produção.

 

 

Sabe esta resposta?
Quantas unidades o Nissan Qashqai já vendeu?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan Qashqai atinge os três milhões de unidades vendidas