Motores
Turbo no Toyota GT86? Não nesta geração, palavra do seu criador
Desengane-se quem tem ansiado por isso, porque não vai acontecer: o atual Toyota GT86 nunca terá uma motorização mais possante e com turbo.

Pressionada pelos sucessivos rumores e notícias que apontam nesse sentido, a Toyota tratou de esclarecer as coisas — por muito que alguns o desejem, o Toyota GT86 não receberá qualquer turbocompressor. Pelo menos, não na atual geração, garantiu já, em declarações à australiana CarAdvice, o diretor de engenharia para o GT86 e novo Supra, Tetsuya Tada.
Tetsuya Tada, diretor de engenharia da ToyotaQuando lançámos o 86, recebi milhões de questões provenientes de todos os cantos do mundo, perguntando quando é que chegaria a versão turbo. A todas elas eu respondi que não iria existir uma versão turbo, levando mesmo ao surgimento de alguns artigos em que eu era acusado de não gostar de turbos
“Não é verdade que eu não goste de turbos. Simplesmente, se existisse uma versão turbo do GT86, com mais potência, isso obrigaria a transfigurar completamente o projeto original, de forma a conseguir ter um carro do qual eu pudesse orgulhar-me”, acrescentou o mesmo responsável.

Segundo Tada, a atual plataforma do GT86 foi concebida para ser leve e ágil. Qualidades que acabariam forçosamente alteradas, com a introdução de um turbo. Motivo pelo qual, só mesmo com uma nova plataforma, a introdução de um turbo poderia resultar num carro capaz de satisfazer o director de engenharia da Toyota.
Abordagem distinta para o novo Toyota Supra
Diferente, no entanto, deverá ser a abordagem relativa ao futuro Supra, o qual, garante Tetsuya Tada, será bastante mais configurável que o GT86. Desde logo, no seis cilindros em linha, com turbo, o qual poderá vir a oferecer vários níveis de potência, caso a Toyota assim o entenda.
Já no que ao GT86 diz respeito, pouco mais há a fazer do que esperar pela próxima geração — a atual já conta com seis anos —, à partida agendada já para 2019. Em princípio continuará a ter como parceira de desenvolvimento a Subaru, o que permitirá manter o motor boxer e o baixo centro de gravidade dos atuais GT86 e BRZ.
Sabe responder a esta?
Qual é o tempo anunciado pelo Ford Mustang 2.3 EcoBoost para a aceleração dos 0 aos 100 km/h?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
Ford Mustang 2.3 Ecoboost. É preciso ser perfeito?Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Ford Mustang 2.3 Ecoboost. É preciso ser perfeito?Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL