Notícias Mazda MX-5 com mais de 180 cv a caminho. Chegará à Europa?

Antevisão

Mazda MX-5 com mais de 180 cv a caminho. Chegará à Europa?

Se há crítica que se possa apontar ao Mazda MX-5 é, para alguns, a falta de potência do pequeno desportivo. Ao que parece, a Mazda já está a tratar do assunto.

Mazda MX-5

Lançado no final de 2014, o atual Mazda MX-5 (ND) foi aclamado como um regresso à fórmula original. Mais compacto e mais leve, o Mazda MX-5 demonstra que não é necessário ter muita potência para ter um carro com pretensões desportivas, apresentando não só com uma dinâmica eficaz, mas também bastante cativante e divertida.

Mas claro, alguns cavalos a mais nunca fizeram mal a ninguém. Parece que a Mazda vai responder a algumas vozes críticas sobre os números modestos de equídeos do mais potente dos MX-5, onde o 2.0 SKYACTIV-G debita 155 hp (157 cv) nos EUA, e 160 cv na Europa.

Porque referimos a potência nos EUA? Porque foi precisamente lá que a Road & Track teve acesso a documentos sobre novos VIN (número de identificação do veículo) do MX-5 entregues pela marca à NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), revelando um aumento de potência do 2.0, que salta dos 155 para os 181 hp, o que equivale a 184 cv neste lado do Atlântico.

Mazda MX-5

Não é um incremento ligeiro, são mais 24 cv de potência — não nos esqueçamos que o 2.0 SKYACTIV-G é um motor naturalmente aspirado, pelo que “sacar” mais 24 cv deste propulsor deverá implicar alterações mais profundas do que uma simples reprogramação.

Existem preparadores como a inglesa BBR GTI, especializadas no MX-5, que prometem incrementos semelhantes de potência para o mesmo motor, o que implica uma nova admissão, escape, reprogramação, e até mexidas na árvore de cames, pelo que se percebe a complexidade da tarefa em mãos.

Ainda este ano?

A Mazda não confirmou nem desmentiu este alegado aumento de potência — caso fosse um erro na documentação, certamente já o teria confirmado. Ainda segundo os documentos, os cavalos extra virão com a introdução do MX-5 MY 2019 (Model Year ou ano do modelo), talvez acompanhados por um restyling do modelo. Sendo os EUA, isto significa que veremos esta novidade ainda em 2018.

Se esta atualização chegará à Europa, de momento ainda não sabemos.

A NÃO PERDER: SKYACTIV-X. Já testámos o motor de combustão do futuro

Sabe esta resposta?
Qual o significado de RF no Mazda MX-5 RF?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mazda MX-5 1.5 RF. Mais carros assim se faz favor
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Mazda MX-5 1.5 RF. Mais carros assim se faz favor