Notícias Nissan Design Europe celebra 15 anos. Conhece os modelos mais emblemáticos

Aniversário

Nissan Design Europe celebra 15 anos. Conhece os modelos mais emblemáticos

Para celebrar o 15º aniversário do Nissan Design Europe, Mamoru Aoki, Vice-Presidente, revelou a sua lista dos 15 veículos mais significativos deste departamento desde 2003.

Nissan Juke Black Edition

A Nissan Design Europe (NDE), o centro criativo da marca nipónica e ponto de partida para alguns dos mais populares da marca, celebra hoje 15 anos na sua localização atual.

O estúdio abriu oficialmente as suas portas a 25 de janeiro de 2003 na área de Paddington, em Londres. O edifício que lhe serve de base foi submetido a um exaustivo programa de reabilitação que transformou um armazém de manutenção de veículos coberto de graffiti e desocupado – oficialmente denominado Rotunda – num espaço de design urbano extremamente moderno.

nissan design europe
A NDE antes.

Internamente conhecido como NDE (Nissan Design Europe), é há uma década e meia um dos fatores de sucesso da Nissan na Europa, com uma forte quota-parte no surgimento dos Crossovers. O conceito original do Nissan Qashqai (2003) teve origem precisamente nas pranchas de desenho da NDE, à semelhança de todas as versões de produção que se seguiram. A NDE foi também a força impulsionadora do “irmão mais novo” do Qashqai, o Nissan Juke. Em conjunto, Juke e Qashqai, foram os pioneiros na procura dos crossovers e transformaram o panorama automóvel europeu, com todas as outras marcas a seguirem os passos da Nissan.

A NDE depois.

Em 2014 a NDE recebeu também o estúdio de design europeu da Infiniti, a marca premium da Nissan.

A NDE deu um contributo extraordinário para a atual gama global de produtos da Nissan, principalmente com o Qashqai e o Juke, que proporcionaram novos níveis de escolha, versatilidade e inovação aos consumidores.

Mamoru Aoki, Vice-Presidente, Nissan Design Europe

Para celebrar os 15 anos passados na sua atual casa em Londres, Mamoru criou uma lista pessoal dos seus 15 designs preferidos concebidos na NDE nestes 15 anos (ver abaixo). Esta lista inclui também as suas reflexões sobre o motivo que justificou a presença de cada modelo na lista:

NISSAN DESIGN EUROPE
2003 – Conceito Qashqai. “Antevisão dos planos da Nissan em termos de inovação e criação de um novo tipo de automóvel. Este foi o ponto de partida para o que é agora o extremamente popular segmento crossover europeu.”
2005 – Micra c+c. “O Micra mostrava-se já cheio de personalidade e era um ícone no segmento dos automóveis citadinos, mas este conceito realçou verdadeiramente a sua graciosidade.”
2006- Concept Terranaut. “Uma antevisão do exclusivo SUV Nissan Pathfinder, destinado a aventureiros, cientistas e geólogos que viajam para regiões inóspitas por todo o mundo.”
2007 – Qashqai. “O primeiro crossover do segmento C da Nissan. Até ao final de 2007 a Nissan vendeu quase 100.000 unidades na Europa. As melhorias efetuadas ao modelo em 2010 foram também extremamente bem recebidas.”
2007 – Protótipo NV200. “Uma mistura inovadora de escritório móvel e automóvel utilitário num único pacote. O carro de sonho das pessoas inteligentes e ativas, baseado no furgão NV200.”
2009- Concept Qazana. “No seguimento do sucesso do Qashqai, esta era uma antevisão do plano da Nissan relativamente a um crossover mais pequeno. O conceito e o estilo eram arrojados e únicos.”
2010 – Juke. “O primeiro crossover da Nissan para os consumidores do segmento B. Um ícone de design da Nissan, era mais uma prova do elevado potencial do que poderia ser criado e desenvolvido na NDE.”
2013 – Qashqai. “A segunda geração do Qashqai. Este foi um grande avanço em quase todos os sentidos, mantendo a versatilidade e o desempenho em estrada – a “essência Qashqai” – do original.”
2014 – Nissan Concept 2020. “Uma obra-prima do design automóvel, foi criado para evidenciar a visão de design da Nissan para o futuro, que apelidamos de Geometria Emocional.”
2014 – Protótipo Infiniti Emerg-E. “A derradeira expressão da Infiniti, a marca premium da Nissan, que combina desempenho inspirado e design de futuro em direção às emissões zero.”
2015 – Concept Gripz. “Um estudo de um crossover do segmento B do futuro próximo, combinado com características de automóveis desportivos. Evidencia também a direção que a Nissan está a imprimir para o seu design no futuro, em conformidade com a visão do Nissan Concept 2020.”
2015 – Protótipo Infiniti QX30. “A visão de design do Infiniti para um novo crossover compacto premium, destinado a uma nova geração de clientes individualistas. Deu origem ao veículo de produção QX30.”
2016 – Protótipo Blade Glider. “Um automóvel elétrico futurista de elevado desempenho num design de desportivo revolucionário. Um protótipo de competição, que mostrou ser extremamente popular em todas as regiões do mundo onde foi visto.”
2016 – Concept Navara EnGuard. “Mostra uma possível direção da personalização para a Navara, com utilização inovadora das baterias de veículos elétricos da Nissan para criar unidades de alimentação portáteis para empresas que trabalham remotamente.”
2017 – Infiniti Q60 Project Black S. “Explora o potencial de uma nova gama de modelos de elevado desempenho da Infiniti. Uma reinterpretação radical do Q60 coupé, que faz lembrar um grupo motopropulsor híbrido de elevado desempenho e inspirado nos sistemas de recuperação de energia da Fórmula 1.”

Sabe esta resposta?
Sabes qual foi o primeiro modelo da Nissan?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan celebra a produção de 150 milhões de carros. Sabes qual foi o primeiro?