Clássicos Glórias do Passado. Honda Accord Type R, o mais “adulto” dos Type R

Glórias do Passado

Glórias do Passado. Honda Accord Type R, o mais “adulto” dos Type R

Quando o Honda Accord Type R fez 20 anos, decidimos recordar um dos Type R menos conhecido de todos, mas não menos capaz.

Honda Accord Type R

Foi em 1998, há 20 anos (NDR: este artigo foi publicado originalmente em 2018), que foi revelado o Honda Accord Type R (CH1). Sim, leram bem, um Accord Type R. Um familiar capaz, mas nunca reverenciado pela sua condução cativante, quanto mais pela sua “desportividade”.

Porque haveria a Honda de escolher um Accord para receber o tratamento Type R?

Impulsionada pelo sucesso crescente da sigla Type R — NSX e Integra garantiam a elevada projeção da sigla — e, igualmente, pela visibilidade acrescida do Accord, graças à sua participação, com algum sucesso, nos populares campeonatos de turismos que dominavam os circuitos europeus na altura, o que parecia impossível era não haver um Honda Accord Type R.

VEJAM TAMBÉM: Regressei ao Honda Civic Type R EP3. A vida continua depois das 8000 RPM…
Honda Accord Type R
Sem a asa traseira opcional, e sem o Champioship White da carroçaria, passaria por qualquer outro Accord.

Um verdadeiro Type R

Não era um especial de homologação, mas os engenheiros da Honda não deixaram nada ao acaso. E o resultado final foi tão bom, que acabaríamos por ver o Honda Accord Type R não só a “limpar” todos os comparativos com a concorrência da altura — quando os motores V6 eram a norma para as versões de topo do segmento D —, como até o vimos frente-a-frente com máquinas com olhos postos na competição, como o Subaru Impreza GT Turboeste Accord era um verdadeiro Type R. 

Não é difícil perceber porquê quando observamos o trabalho efetuado neste Accord e o comparamos com os restantes. O Type R era 57 kg mais leve — pesava apenas 1306 kg — do que o Accord 2.0 regular, graças à remoção de algum material insonorizante e apesar de ter visto  a antepara traseira ser reforçada o que contribuiu para um aumento de 40% na rigidez da carroçaria.

A aparência era mais desportiva, graças à adopção de um kit para a carroçaria, mas longe, muito longe do aparato visual dos Civic Type R que conhecemos agora. Era um lobo em pele de cordeiro, só mostrando que era um Accord mais especial que os outros, quando equipado com a opcional e funcional asa traseira — opção que acabou por ser selecionada na maioria dos casos.

Honda Accord Type R
No interior destacava-se os instrumentos de fundo branco, o volante Momo em pele e os bancos da Recaro. O manípulo da caixa de velocidades era em alumínio, que seria mudado para titânio mais tarde.

A distância ao solo foi reduzida, a suspensão ficou mais firme, as rodas cresceram até às 17″, os travões foram majorados e ganhou um diferencial autoblocante Torsen. Dinamicamente o Accord estava transformado — direção comunicativa, chassis acutilante, condução envolvente, mas sem esquecer o seu propósito familiar, mantendo bons níveis de conforto.

O motor, a estrela

Mas a estrela, como costuma acontecer em qualquer Type R, era o motor. Derivado da mesma unidade que equipava o Honda Prelude, viu a sua taxa de compressão ser elevada para os 11:1, ganhou novos pistões, injeção de combustível sequencial, uma nova admissão e um novo sistema de escape menos restritivo.

Com a nada “sexy” denominação H22A — versão H22A7, com destino ao mercado europeu —, o quatro cilindros em linha com 2.2 litros, naturalmente aspirado, passava a debitar 212 cv às 7200 rpm e 222 Nm às 6700 rpm. 

Honda Accord Type R motor

O motor foi acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades, com relações mais curtas, mas ainda assim era acusada de ser longa — a quarta atingia mais de 190 km/h. Mesmo assim, os 100 km/h eram atingidos em 6,9s, mas perdia fulgor a velocidades mais elevadas devido ao escalonamento da caixa, que colocava o motor fora da “zona certa”, que é como quem diz, fora da atuação do VTEC.

VEJAM TAMBÉM: TOP 10. Os melhores motores japoneses de todos os tempos

Houve mais um Accord Type R

O Honda Accord Type R permanece como o mais “adulto” dos Type R, mas não significa que seja menos conseguido. A sua concepção revela a mesma atenção e qualidade de execução do que qualquer outro Type R.

A Europa conheceu apenas um Accord Type R, mas o Japão teve direito a mais um, na geração seguinte, apresentada em 2002. Denominado Euro R, trocava o 2.2 por um ainda mais rotativo 2.0 — o reverenciado K20A — com 220 cv e uma caixa de seis velocidades manual.


Sobre o “Glórias do Passado”. É a rubrica da Razão Automóvel dedicada a modelos e versões que de alguma forma se destacaram. Gostamos de recordar as máquinas que outrora nos fizeram sonhar. Embarca connosco nesta viagem no tempo aqui na Razão Automóvel.

Sabe esta resposta?
Qual o binário do Honda Civic Type R FK8?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sabes tudo sobre o Honda Civic Type R FK8, certo?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Sabes tudo sobre o Honda Civic Type R FK8, certo?