Notícias Futuro BMW Série 1 sem rival para os A45 e RS3? Parece que sim

Antevisão

Futuro BMW Série 1 sem rival para os A45 e RS3? Parece que sim

O BMW Série 1 terá uma nova geração em 2019 e não poderia ser mais diferente que o atual, ao abandonar a tração traseira que sempre o marcou. Mas as novidades não se ficam por aqui.

BMW Série 1

Adeus tração traseira — foi o título escolhido para revelar os primeiros dados sobre o sucessor do BMW Série 1 (nome de código F40), que chegará em 2019. Será definitivamente uma mudança radical para o modelo de acesso da marca alemã, que o tornará… igual à concorrência, pelo menos no que toca à arquitetura — motor transversal e tração dianteira, ou, em opção, integral.

A plataforma é uma evolução da UKL que já se encontra nos X1, X2 e Série 2 Active e Gran Tourer, e recebe o nome de FAAR (Frontantriebsarchitektur). Esta permite maior flexibilidade e modularidade para suportar grupos motrizes alternativos, como os totalmente elétricos com baterias.

BMW Série 1 com 400 cv?

Novos rumores surgem agora sobre o mais possante dos futuros Série 1. Com o Audi RS3 a ter sido o primeiro a atingir os 400 cv e com a confirmação de que o futuro Mercedes-AMG A45 superará essa marca, também a BMW estará a preparar um Série 1 com 400 cv, como já anunciámos antes?

Aparentemente, não. Segundo a Autocar, o futuro Série 1 terá como versão de topo um M130iX M Performance, com data prevista para 2020. Traduzindo para “miúdos”, significa um rival não para os A45 e RS3, mas para o futuro A35 e atual S3, ou seja, um hot hatch com potências a rondar os 300 cv, obtidos de um 2.0 litros turbo e, praticamente certo, tração integral. 

A BMW já referiu por várias vezes que esta arquitetura “tudo à frente” não contemplará um M, nos moldes do M3 ou M5. Tal como acontece hoje em dia, combater os 400 cv do A45 e RS3 ficará a cargo do BMW M2. Os sucessores do Série 2 Coupé e Cabrio, a surgirem a partir de 2020, ao contrário do Série 1, manterão a tração traseira. Um novo M2 está também nos planos.

RELACIONADO: BMW 116d. Precisamos mesmo de pequenos familiares com tração traseira?

Sabe esta resposta?
O BMW X4 M40i está equipado com que motor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW X4 ao vivo e a cores no Salão de Genebra
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW X4 ao vivo e a cores no Salão de Genebra