Notícias 20ª Gala SPAL comemorou 45 anos do Programa Escape Livre e homenageou pilotos

Eventos

20ª Gala SPAL comemorou 45 anos do Programa Escape Livre e homenageou pilotos

Foi uma noite mágica, a que decorreu no dia 23 de fevereiro, na Guarda. O Teatro Municipal encheu-se de glamour, festa e aplausos para o espetáculo de Luís de Matos e para a subida ao palco de todos os homenageados na 20ª Gala SPAL do Clube Escape Livre.

20ª Gala SPAL

Na edição de 2018 foram homenageados 38 pilotos de oito modalidades — Navegação, Radiomodelismo, Ralis, Slalom, Sprint, Velocidade, Quad-Cross, Todo Terreno e Enduro — que em 2017 levaram o nome da Guarda mais longe, enquanto o Troféu La Vie Piloto do Ano ficou nas mãos de Nuno Rodrigues da Silva, com 88 votos. O navegador que conta com quase 30 anos de provas oficiais, participou, em 2017, em 19 provas, conquistando o primeiro lugar no Campeonato Regional Açoriano de Ralis.

No final, Nuno Rodrigues da Silva manifestava-se surpreendido mas “muito satisfeito” com o galardão, salientando a importância da gala:

Faz muito sentido para os pilotos, sobretudo para os pilotos locais. É um chavão dizer-se que estamos no Interior, mas na prática isso é verdade. É evidente que os pilotos daqui não terão tantos apoios nem dispõem de estruturas que possam aproveitar para melhorar as suas caraterísticas. Por isso a gala é um grande impulso, um grande dinamizador, e que permite que o Interior esteja muito mais visível e que se possa aproveitar dessa situação.

gala SPAL
Nuno Rodrigues da Silva recebe o prémio de Piloto do Ano, pelas mãos de Amaro Correia

Mas este não foi, naturalmente, o único prémio especial da noite. O Troféu Manuel Gião, a mais alta distinção da gala SPAL, foi para o autarca da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, pelo seu trabalho no concelho e pelo apoio a entidades e associações que desejam também desenvolver a Guarda. O autarca parabenizou o Escape Livre pelo duplo aniversário, a Rádio Altitude por “ter tornado o sonho uma realidade” e ainda a SPAL pelo “casamento feliz” com o Clube Escape Livre, e referiu:

A melhor homenagem que posso prestar ao Clube Escape Livre é que cada um de nós, na nossa circunstância, deve perceber o que está mais ao nosso alcance e fazermos tudo para nos envolvermos num objetivo que mobilize todos e une todos. E o objetivo que nos tem envolvido é puxarmos a Guarda para cima. Parabéns Escape Livre

Perante um auditório lotado, o Prémio Prestígio João Lopes foi entregue a duas entidades, este ano da área da comunicação, que têm apoiado a atividade do Clube: o jornal Diário de Coimbra, com Arménio Travassos, diretor geral, a receber a distinção, e à RFM, subindo ao palco António Mendes, diretor de programação da estação.

No evento esteve presente o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que afirmou ainda:

É impressionante que há 45 anos foi criado um programa que depois deu origem a este importante Clube e hoje fica aqui claramente demonstrado a importância que tem e que se percebe pela homenagem aos pilotos, mas também às empresas, e às personalidades. Uma homenagem que é justa mas que é certamente de inspiração porque entusiasma também os mais jovens, a procurar a excelência e o mérito desportivo para serem reconhecidos. Os que aqui estão seguramente ao longo do ano vão dar o seu melhor e fazer o que no desporto se faz: procurar a superação e ser melhores no amanhã.

O programa Escape Livre, na Rádio Altitude, é o mais antigo programa de rádio em Portugal, e fala sobre temas do desporto automóvel, indústria, mercado e prevenção rodoviária.

Na 20ª edição da Gala SPAL houve ainda lugar para duas outras distinções. O piloto Jorge Almeida e o responsável da AMSport, José Cruz, receberam o diploma de sócios honorários do Clube Escape Livre, num agradecimento por toda a colaboração, sobretudo nos eventos de desporto automóvel: o Slalom Sprint de Castelo Rodrigo e o Drift de Pinhel.

Da esquerda para a direita: José Cruz, Jorge Almeida, Álvaro Amaro, António Mendes e Arménio Travassos.

Já as palavras de Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre, destacaram, mais do que o percurso até à atualidade, novos desafios para, através do automóvel, colocar a Guarda e o Centro de Portugal ao mais alto nível, referindo-se concretamente ao novo evento denominado de Beiras Classic Cars, e que decorrerá de 14 a 16 de setembro no distrito da Guarda.

Mas esta gala SPAL, onde a Razão Automóvel marcou presença enquanto parceiro de Media do Clube Escape Livre, ficou ainda mais memorável graças à magia de Luis de Matos que, interagindo com o público, realizou um espetáculo de qualidade mundial.

Sabe esta resposta?
Quantos anos do Clube Escape Livre celebra o livro editado por este?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Clube Escape Livre comemora 30 anos com lançamento de livro