Notícias Subaru WRX STI de regresso?

Tokyo Auto Salon 2018

Subaru WRX STI de regresso?

Lembras-te do Impreza WRX STI? A Subaru acaba de anunciar, para o Auto Salon, em Tóquio, um concept que pode muito bem ser a próxima geração.

Subaru VIZIV Performance STI Concept — futuro Subaru WRX STI ?

Desportivo que durante vários anos preencheu os sonhos de muitos “aspirantes a pilotos” portugueses, o Subaru Impreza WRX STI acabou desaparecendo das estradas nacionais, devido a problemas de importadores.

O Subaru WRX STI — na última geração passou a ser um modelo independente, separando-se do Impreza — deixará de ser vendido na Europa este ano, com a marca japonesa a ter anunciado o fim da produção de unidades para o mercado europeu algures no início do próximo verão. A razão? As cada vez mais exigentes normas de emissões e nova certificação do modelo para cumprir os novos ciclos de testes WLTP e RDE que entrarão em vigor em setembro.

Situação que nos faz lamentar ainda mais o anúncio que a marca nipónica acaba de fazer e que agenda, já para o próximo Tokyo Auto Salon — não confundir com o Salão de Tóquio; o Auto Salon dedica-se aos acessórios, tuning, entre outros —, a apresentação de um protótipo que poderá muito bem ser a base do futuro WRX STI.

Subaru Viziv Performance
O Subaru Viziv Performance, apresentado no último Salão de Tóquio, foi o primeiro passo…

O protótipo, que adopta o nome de Subaru VIZIV Performance STI Concept, tem, de resto, um teaser já publicado. O qual, embora não revelando mais do que uma parte da estética exterior, revela o “tratamento” STI (Subaru Technica International) aplicado ao Subaru VIZIV Performance, concept conhecido no último Salão de Tóquio, em outubro de 2017.

Anuncia desde já linhas arrasadoras, uma asa traseira que impõe respeito, além de umas ópticas, para já, demasiado conceptuais. E que dificilmente poderão conhecer a luz do dia… infelizmente!

Mecânica? Prestações? Ainda é cedo…

Naturalmente e até pelo estado demasiado embrionário do modelo, informações sobre a mecânica, especificações ou até mesmo prestações, é algo que simplesmente ainda não existe. Mesmo que não faltem os rumores, por exemplo, quanto à possibilidade do modelo poder vir a exibir uma motorização híbrida plug-in. Até como forma de poder voltar a ser comercializado no Velho Continente, cumprindo as cada vez mais restritas normas anti-poluição…

RELACIONADO: Subaru. E se o próximo WRX STi fosse… híbrido?

Certo é que, depois da marca nipónica ter lançado, recentemente, uma atualização do modelo, com novas óticas e pára-lamas, um novo sistema multimédia, uma melhoria do isolamento do habitáculo, além de novas suspensões e travões, uma futura geração do Subaru WRX STI dificilmente poderá ser igual, ou mesmo até parecida, àquilo que hoje em dia conhecemos. O que, reconhecemo-lo, nos deixa ainda com mais água na boca, à espera de conhecer as novas formas (e argumentos!) do WRX STI…

Subaru WRX STI Final Edition
A Final Edition do WRX STI poderá ter sido isso mesmo — a última…

A edição de 2018 do Tokyo Auto Salon abre as suas portas já no próximo dia 12 de janeiro.

Sabe esta resposta?
Qual foi a marca com melhores resultados nos testes da Euro NCAP em 2017?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Euro NCAP elege os melhores de 2017. Metade são Volkswagen.