Notícias Subaru. E se o próximo WRX STi fosse… híbrido?

Emissões, a quanto obrigas!

Subaru. E se o próximo WRX STi fosse… híbrido?

A Subaru está com um problema... emissões! O seu motor boxer poderá precisar de ajuda elétrica.

A Subaru — desaparecida de Portugal há alguns anos — atravessa um período de decisões complexo. O seu lendário motor boxer de 2,5 litros está a dar-lhe que fazer. Incapaz de cumprir as cada vez mais rígidas exigências da legislação anti-emissões europeia, pode, inclusivamente, levar a que a próxima geração do popular Subaru WRX STi desapareça… para regressar, em seguida, com uma motorização híbrida.

A possibilidade foi, de resto, admitida, em declarações à AutoRAI.nl, pelo próprio chefe de vendas e marketing da Subaru Europa, David Dello Stritto. O qual reconheceu, inclusivamente, que “vamos passar por uma fase em que, embora apenas temporariamente, não vamos vender o WRX STi”.

Subaru WRX STi Type RA NBR Special

WRX STi. Olá híbrido?

Segundo também explicou o mesmo responsável, em causa está a implementação de leis anti-poluição cada vez mais restritivas na Europa. As quais acabarão por fazer com que “o nosso actual motor boxer quatro cilindros 2,5 litros turbo não possa continuar a ser utilizado no futuro”. Ou, pelo menos, não na Europa.

No entanto e fruto desta situação, o fabricante nipónico está já a estudar várias possibilidades em termos de motorizações. Incluindo, a possibilidade de enveredar por um sistema de propulsão híbrido, que permita ao WRX STi continuar a ser comercializado no Velho Continente.

Subaru WRX STI

Viziv Performance Concept é antecipação

Recorde-se que a Subaru deu a conhecer, no último Salão Automóvel de Tóquio, o Viziv Performance Concept. Protótipo que foi apontado por vários sectores como a antecipação do próximo WRX. E que, de resto, reuniu excelentes críticas.

Quanto à motorização escolhida para o Viziv, a Subaru nada quis revelar, admitindo apenas que poderá adoptar o já bem conhecido motor boxer, com tracção integral. Basicamente, a solução que dentro em pouco terá de deixar de ser comercializada no Velho Continente, onde o WRX STi continua com tantos e tão bons fãs.

Sabe esta resposta?
Qual o motor que poderá estar na base do futuro BMW Série 8 M Performance?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

M Performance. O BMW Série 8 que é quase, quase um M8
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

M Performance. O BMW Série 8 que é quase, quase um M8