Notícias Bentley Bentayga quer ser o SUV mais rápido em Pikes Peak

Pikes Peak

Bentley Bentayga quer ser o SUV mais rápido em Pikes Peak

Numa altura em que até a Ferrari ameaça com um SUV, o Bentley Bentayga quer mostrar que, SUV desportivo, já existe! Razão pela qual vai colocá-lo à prova em Pikes Peak!

Primeiro, foi a Lamborghini a prometer (com o Urus) um super-SUV; mais recentemente, foi a vez da Ferrari garantir que o primeiro SUV da sua história continuará a ser um puro Cavallino Rampante; agora, é a vez da Bentley garantir que, para SUV desportivo, já existe o Bentayga. E pretende, inclusivamente, comprová-lo — mais concretamente, inscrevendo-o na difícil e exigente Pikes Peak Hill Climb. Para bater recordes!

Segundo anuncia o próprio construtor britânico de automóveis de luxo, a intenção é inscrever um Bentley Bentayga W12, completamente de origem, naquela que é uma das mais famosas, mas também mais difíceis “rampas” do mundo — são um total de 156 curvas, ao longo de 19,99 quilómetros! Com um só objetivo: fixar um novo recorde, para o mais rápido SUV de produção, nesta complicada prova!

Bentley Bentayga 2017

Ainda de acordo com a marca de Crewe, as únicas alterações a realizar no carro serão em matéria de segurança. Nomeadamente, através da introdução de uma gaiola de segurança e do obrigatório sistema anti-fogo.

Recorde atual é da Range Rover

A título de curiosidade, importa recordar que o actual recorde, para este tipo de veículos, em Pikes Peak, pertence ao Range Rover Sport, que conseguiu fazer a prova em não mais que 12 minutos e 35 segundos. Tempo que, pelos vistos, a Bentley acredita poder bater, não somente graças a um acréscimo de quatro cilindros, mas também às artes de um condutor-mistério, cujo nome está ainda por divulgar.

RELACIONADO: Bentley Bentayga ganha V8 do Porsche Cayenne Turbo

Caso já não te recordes, o Bentley Bentayga W12 enverga um W12, de 6.0 litros a gasolina com uma potência máxima de 600 cv e um binário máximo de 900 Nm. Argumentos que nem mesmo o facto de anunciar igualmente quase 2,5 toneladas de peso, impedem o modelo britânico de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos e atingir os 301 km/h de velocidade máxima. Resultado igualmente da avançada suspensão adaptativa a ar e da presença da tracção integral.

Bentley Bentayga W12 — motor

Vinte quilómetros com 156 curvas… e a meta a 4300 m de altitude

Quanto à prova propriamente dita, conhecida internacionalmente como Pikes Peak International Hill Climb ,  tem entre as suas maiores dificuldades não somente as já referidas 156 curvas que preenchem um traçado de quase 20 quilómetros, mas principalmente a alteração de altitude, que vai dos 1440 metros onde está a partida, até aos 4300 m onde fica situada a linha de chegada.

Também conhecida como “A Corrida até às Nuvens”, ou, em inglês, “The Race to the Clouds”, a corrida realizada no estado norte-americano do Colorado leva assim condutores e carros a terminarem a uma altitude em que os níveis de oxigénio são bastante menores, mais precisamente, 42% menos, que ao nível do mar. Facto que faz com que os motores de combustão se ressintam, não conseguindo debitar tanta potência como quando em altitudes mais baixas.

Sabe esta resposta?
Qual a posição do Fabia, em termos de vendas, na gama Skoda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Vamos ter um novo Skoda Fabia em Genebra
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Vamos ter um novo Skoda Fabia em Genebra