Notícias Novo BMW M5 é o mais rápido… mas não em Nürburgring

Recorde

Novo BMW M5 é o mais rápido… mas não em Nürburgring

Já lá diz o ditado, “quem não tem cão, caça com gato”. Repete-o agora a BMW, que, distante dos recordes em Nürburgring, foi conquistar um, a Xangai!

BMW M5 Xangai 2017

Numa época em que as marcas automóveis de aspirações desportivas acotovelam-se na tentativa de exibir um recorde que seja, desde que obtido em Nürburgring, eis que também a BMW decide seguir pelo mesmo caminho, mas com uma pequena nuance. A marca fixou um novo recorde da volta mais rápida, com o seu novo BMW M5, não no histórico circuito alemão, mas no Circuito Internacional de Xangai.

BMW M5 Xangai 2017

Depois de já ter passado pelo circuito do Estoril, onde todos os seus antecessores tiveram oportunidade igualmente de exibir os seus atributos, o novo BMW M5 viajou até à China. Onde, com o piloto de testes da marca Bruno Spengler ao volante, imitou os monolugares de Fórmula 1, realizando volta sobre volta ao traçado de Xangai.

BMW M5 “pulveriza” Xangai com 2min 22,828s

Primeiro M5 da história equipado com tração integral, ainda que dispondo igualmente de um modo duas rodas motrizes, transformando-o num genuíno tração traseira, o novo M5 realizou como melhor volta, 2min 22,828s. Tornando-se assim na mais rápida berlina desportiva de quatro portas a percorrer a totalidade do traçado chinês.

RELACIONADO: Seis gerações de BMW M5. Qual deles com o melhor som de escape?

Aproveitando todas as potencialidades do novo BMW M5, o campeão do DTM retirou quase cinco segundos à anterior marca para modelos do género. Com a “agravante” de ter utilizado uma viatura completamente standard, sem qualquer alteração àquela que é a configuração proposta de fábrica.

BMW M5 Xangai 2017

Carro sem alterações… e com “excelente equilíbrio”

Em comunicado, a BMW defendeu que o feito agora alcançado, com um carro sem qualquer modificação, vem dar razão ao princípio defendido pela marca “de construir veículos para utilização em estrada, mas que também podem ser desfrutados em pista”. Com Spengler a destacar o “excelente equilíbrio” da berlina, como principal factor para a excelente performance.

No entanto, a BMW pode não ficar por aqui. Até porque está já a preparar, para comercialização a partir de 2018, um Competition Package, destinado a este modelo. E que, segundo alguns rumores, poderá fazer disparar a potência do V8 4.4 litros biturbo para números bem acima dos actuais 600 cv. Isto, além dos melhoramentos que deverá garantir no chassis, suspensão e travões, os quais deverão ajudar a tornar o novo M5 ainda mais rápido em pista.

BMW M5 Xangai 2017

A terminar, recordar apenas que o BMW M5 standard já garante prestações de respeito, a começar numa aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 3,4 segundos. Tempo a que o futuro Competition Package deverá conseguir retirar, ainda, mais algumas décimas.

Sabe esta resposta?
Quantos quilómetros tem o Bugatti EB110 GT que vai agora a leilão?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Bugatti EB110 GT com apenas 4540 km vai a leilão
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Bugatti EB110 GT com apenas 4540 km vai a leilão