Notícias Nürburgring. Novo recorde desta vez para o Jaguar XE SV Project 8

Recorde

Nürburgring. Novo recorde desta vez para o Jaguar XE SV Project 8

Os recordes em Nürburgring sucedem-se numa disputa constante aos melhores tempos. O Jaguar XE SV Project 8 é o novo rei nas berlinas de quatro portas.

Jaguar XE SV Project 8 — screenshot video da volta recorde Ver vídeo

Os recordes no circuito alemão mais famoso e emblemático, o Nürburgring, não estão restritos aos hot hatch como o Renault Mégane RS Trophy, ou Honda Civic Type R, que aliás também detém o recorde na categoria de modelo de tração dianteira.

Também as berlinas de quatro portas lutam entre si à procura do tão desejado recorde. Até então, o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio era o detentor do título nesta categoria, com o tempo de 7 minutos e 32 segundos, destronando nessa altura o Porsche Panamera Turbo.

Também a Subaru já tinha tentado por diversas vezes o recorde, e acabou por o conseguir com o Subaru WRX STi Type RA reclamando o tempo de 6 minutos e 57,5 segundos, mas a verdade é que de modelo de produção este Subaru tinha muito pouco. O modelo com especificações de competição apresentava 600 cv.

A dúvida entre o Subaru WRX STi Type RA e o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio passou agora para o Jaguar XE SV Project 8, que conseguiu o tempo de 7 minutos e 21,23 segundos, destronando o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio.

Jaguar XE SV Project 8
RELACIONADO: Jaguar tem novo funcionário. É um tal de José Mourinho

O Jaguar XE SV Project 8 é o modelo da marca mais potente de sempre. Conta com um motor 5.0 V8 sobrealimentado com uma potência máxima de 600 cv e uma transmissão Quickshift de oito velocidades. É capaz de atingir os 100 km/h em 3,3 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 320 km/h.

Além de um sistema de escape em titânio, uma suspensão ajustável que o aproxima 15 mm do solo e um sistema de travagem com tecnologia oriunda da Fórmula 1, outro dos trunfos do Jaguar XE SV Project 8 é a aerodinâmica.

Jaguar XE SV Project 8

Certamente a ajudar ao recorde esteve não só o Track Mode, que adapta a direção, suspensão e resposta do acelerador à condução em circuito, como o facto do modelo em si ter sido desenvolvido com um rigoroso programa de testes dinâmicos que teve lugar precisamente no mesmo cenário do recorde, no Nürburgring Nordschleife.

O Jaguar XE SV Project 8 não deixa de ser muito mais exclusivo que o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, com apenas 300 unidades de produção previstas. O facto de ser muito mais caro também o afasta ligeiramente, com um preço já previsto para os EUA de 200 mil dólares, cerca de 170 mil euros.