Curiosidades

Os pneus novos têm uma marca redonda amarela. Porquê?

Quando novos, os pneus têm uma marca redonda na lateral. Hoje vamos desvendar o significado desta marca.

Os pneus são o único ponto de contacto do automóvel com a estrada e por isso um dos elementos fundamentais no que diz respeito a segurança, eficácia, e até economia. Nada é por acaso no mundo dos pneus, e já te explicamos vários pormenores importantes, inclusive como ler a informação constante na parede do pneu, entre outros.

É comum encontrarem-se pneus com um círculo de cor na lateral do pneu, na maioria dos casos em pneus novos, já que este desaparece com o uso. Esta marca redonda nos pneus é, na maioria dos casos, amarela ou vermelha, mas também pode assumir outras cores.

marca redonda nos pneus
Montagem correta, a marca amarela coincide com a válvula. | © Nuno Antunes / Razão Automóvel

Porquê? Para que serve?

Como devem imaginar, os pneus não “nascem” redondos. O piso do pneu é inicialmente estendido num tapete – imaginem um tapete rolante – que posteriormente é cortado e unido, formando então o pneu como o conhecemos, redondo. Neste processo, inevitavelmente existe uma zona de união, é chamado o ponto de equilíbrio do pneu. É esse ponto que é identificado com a marca redonda nos pneus.

 

Mas porquê identificar este ponto?

Normalmente é nesta zona que deve coincidir a montagem da válvula, respeitando as boas práticas de montagem do pneu na jante.

Existem no entanto outros casos em que o fabricante da jante também identifica, através de um autocolante, o ponto de equilíbrio da jante. Nestes casos, a marca na jante deverá coincidir com a marca redonda no pneu, para que não exista necessidade de equilibrar a roda, ou para que esta seja mínima. Mas atenção, este caso só se aplica em jantes novas, e na primeira montagem. Depois de rodarem, com as pancadas que vão sofrendo, as jantes ganham deformações e desvios, motivo pelo qual o autocolante só serve para a primeira montagem. Depois aplica-se a primeira regra.

Na maioria dos casos, se estes autocolantes existirem num automóvel novo, são removidos antes da entrega ao cliente, motivo pelo qual não são comuns de ver. Quando colocares pneus novos no teu carro, agora podes ver se foram devidamente montados. Mas não te esqueças que há sempre exceções.

E se não coincidir, consequências?

À partida, ainda que as boas práticas indiquem que esta deve ser a zona coincidente com a válvula, não é grave se assim não estiver montado. Provavelmente estará equilibrado de outra forma. O melhor mesmo é questionares na montagem, se assim for.


Tens a certeza que os teus amigos não sabem esta? Partilha este artigo com eles.

Sabes responder a esta?
O que significa a sigla "DSR" nos modelos da Mercedes-Benz?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

ASC, DSC, ESC, TCS, DTC… sabes o que significam todas estas siglas?

Mais artigos em Autopédia

Os mais vistos

Pub