Notícias A Porsche fez uma alteração ao Carrera GT e ganhou 16 segundos no Nürburgring

Vídeos

A Porsche fez uma alteração ao Carrera GT e ganhou 16 segundos no Nürburgring

A Porsche deu ao Carrera GT novos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 e o efeito na sua eficácia dinâmica foi agora demonstrada no Nürburgring.

Porsche Carrera GT
© Sport Auto / YouTube

Que diferença faz um novo conjunto de pneus num superdesportivo com 20 anos? Mesmo muita, para mais quando falamos no Porsche Carrera GT.

Equipado com novos Michelin Pilot Sport Cup 2, otimizados para o modelo, ao invés dos Pirelli PZero originais, permitiu retirar 16 segundos ao tempo estabelecido por Walter Röhrl no Nürburgring-Nordschleife em 2004(!). A evolução da tecnologia nunca para de nos surpreender.

Porsche Carrera GT
© Sport Auto / YouTube

Há pouco mais de dois meses, noticiámos que a Porsche tinha chamado muitos dos seus Carrera GT para verificar o desgaste acentuado em componentes da suspensão e para os substituir.

Além dos novos componentes adicionados, com todos os custos assegurados pela marca, foram entregues também um conjunto de pneus novos, desenvolvidos especificamente para este modelo. Foi esta a forma de pedir desculpa aos proprietários do Porsche Carrera GT pelo incómodo de terem de imobilizar as suas viaturas.

Segundo a Porsche, graças a este conjunto, o Carrera GT consegue agora oferecer mais aderência, distâncias de travagem mais curtas e, não menos importante, um melhor canal de comunicação entre o carro e o condutor. Claro que tudo isto se traduz numa coisa: voltas em circuito mais rápidas.

Este último ponto, foi precisamente aquele que deu à revista alemã Sport Auto a ideia de testar o supercarro alemão no palco mais desafiante de todos para averiguar as diferenças: no Nürburgring-Nordschleife.

Ainda mais rápido

Com o apoio da Manthey Racing e com o piloto Jörg Bergmeister ao volante, foi usado um Porsche Carrera GT de cor amarela, equipado com os Michelin Pilot Sport Cup 2. Tudo o resto mantém-se igual ao modelo original, incluindo o brilhante motor V10 atmosférico de 5,7 l de 612 cv. Apenas os pneus são diferentes.

O resultado foi um tempo de 7min12s, um registo impressionante, 16 segundos mais rápido (7min28s) que o conseguido por Walter Röhrl (na altura, o piloto de testes da Porsche) em 2004. Contas rápidas, são cerca de 0,8s ganhos em cada um dos 20,8 km do circuito alemão.

Além disso, com este novo tempo, o Porsche Carrera GT galgou alguns lugares na tabela de tempos do Nürburgring, deixando para trás o sucessor 918 Spyder, o Lexus LFA Nürburgring Package ou ainda o BMW M4 CSL com semi-slicks.