Autopédia Como verificar e ajustar a pressão dos pneus?

Dicas

Como verificar e ajustar a pressão dos pneus?

Como posso saber a pressão recomendada dos pneus do meu carro? O que pode causar perda de pressão? As respostas a estas e outras perguntas.

Pneus Camac - sem logo
© Nova Motorsport

Verificar a pressão de ar dos pneus é algo que é muitas vezes desvalorizado, mas que é essencial para a nossa segurança e do nosso automóvel.

Apesar de parecer uma tarefa trivial e que pouco impacta o nosso veículo, a realidade é que isso está longe de ser verdade.

Manter a pressão correta de ar dos pneus é de extrema relevância, não só pela questão da segurança, como por contribuir para a economia de combustível e um desgaste mais homogéneo dos pneus. Ou seja, só pontos positivos.

Mas como é que se ajusta a pressão dos pneus? Qual a pressão adequada? E, já agora, porque razão é que a pressão de ar dos pneus vai diminuindo com o passar do tempo?

De repente, parece que a tarefa de colocar ar nos pneus é mais complexa do que parece. Se é novo por estas andanças, ou se precisa de um simples refrescar de memória, este artigo é para si.

Perda de pressão de ar dos pneus: as causas

Perder ar nos pneus é normal. Aliás, por norma, um pneu «saudável» perde, em média, 0,076 bar (unidade de pressão) por mês, sendo que esta diminuição ocorre por aquilo a que podemos apelidar de causas naturais.

Há outros fatores que podem acelerar essa perda de pressão. Desde um furo que nem sempre obriga a encostar e a trocar imediatamente o pneu, a danos na válvula do pneu ou na jante, principalmente se tiver algum dano ou empeno.

Válvula pneu
A válvula assegura a manutenção da pressão correta e impede a entrada de humidade no pneu. Já a tampa da válvula ajuda a impedir que partículas de pó obstruam a válvula.

Como verificar a pressão?

Verificar a pressão de ar de um pneu é uma tarefa simples. Sobretudo nos carros atuais, onde já são muitos os modelos que monitorizaram a pressão dos pneus, informando-nos da pressão atual e perda de pressão.

No entanto, mesmo assim, recomendamos que, antes de precisar de corrigir a pressão de ar de um pneu, siga estes passos. Primeiro que tudo, só deve verificar a pressão dos pneus quando estes estão frios. Ou seja, que não tenham sido utilizados nas últimas duas horas ou que tenha percorrido menos de 3 km a baixa velocidade.

A razão deve-se ao aumento de temperatura que acontece no interior do pneu quando este está a ser usado. O aumento de temperatura provoca a excitação das moléculas que constituem o ar, o que leva a um aumento da pressão.

Em seguida é só seguir quatro passos simples:

  1. Inserir o manómetro na haste da válvula do pneu;
  2. Esperar que o manómetro mostre o número que corresponde à pressão atual do pneu;
  3. Comparar o valor apresentado com o recomendado pelo fabricante;
  4. Fazer uma de duas coisas: se a pressão estiver acima do recomendado, deixar sair ar até que estas coincidam. Se estiver abaixo, adicionar ar até atingir o valor correto.

Se for necessário verificar a pressão dos pneus quando estão quentes — por exemplo, durante uma viagem —, deve-se adicionar mais 0,3 bar que a pressão recomendada pelo fabricante e, mal seja possível, verificar a pressão com os pneus frios.

Como é que eu sei qual é a pressão certa?

Não, não é ao calhas, nem «a olho». Por norma, a pressão recomendada pelo fabricante pode ser encontrada no manual do utilizador do automóvel, ou numa chapa localizada na porta do condutor ou na tampa do depósito de combustível.

São vários os valores recomendados, que variam de acordo com a carga a transportar. Por exemplo, se faz a maioria das deslocações sozinho ou, quanto muito, apenas com um passageiro, a pressão recomendada será inferior caso faça uma viagem com lotação esgotada e bagageira cheia.

Entre as muitas informações presentes no flanco (parede) do pneu, existe uma também sobre a pressão. Só que esta não se à pressão recomendada do fabricante, mas sim à pressão máxima que o pneu suporta.

Se não tem como hábito verificar a pressão dos seus pneus regularmente, nunca é tarde para começar a fazê-lo. A maioria dos fabricantes recomenda que se verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês ou antes de uma viagem longa.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo a recorrer a um motor Diesel de injeção direta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos