Notícias Gordon Murray. Pai do McLaren F1 já prepara novo desportivo

Teaser

Gordon Murray. Pai do McLaren F1 já prepara novo desportivo

Criador do McLaren F1 ou o Mercedes SLR McLaren, Gordon Murray tem um novo sonho - um pequeno coupé desportivo, inspirado na F1. Cativante, não?

IGM Coupe - teaser

Gordon Murray quer construir um coupé desportivo compacto de altas performances, com aerodinâmica inspirada na Fórmula 1. Agora em nome próprio e depois de ter criado a sua própria marca automóvel, a IGM, sinónimo de Ian Gordon Murray. Denominação utilizada pelo britânico, pela primeira vez, naquele que foi o primeiro carro de corridas desenhado por si — o T.1 IGM Ford Special, em plena década de 60.

Quanto ao futuro coupé desportivo do qual Murray deu agora a conhecer o primeiro teaser, permanece ainda sem nome, tal como não são conhecidos quaisquer dados técnicos relativos ao modelo.

McLaren F1

Pelo contrário, nesta fase inicial, é público apenas que terá por base os mesmo princípios de engenharia que levaram à criação do McLaren F1. Ou seja, uma construção com materiais ultra-leves, visando um intenso prazer de condução.

“O novo negócio de produção automóvel vem expandir, de forma significativa, as potencialidades do nosso grupo de empresas. Com o nosso primeiro carro, confirmaremos o regresso aos princípios de design e engenharia que fizeram do McLaren F1 o ícone que é hoje em dia”

Gordon Murray

O processo de construção iStream Superlight by Gordon Murray

De resto e segundo avança em comunicado a própria companhia, o futuro coupé desportivo, que se destinará igualmente a assinalar os 50 anos de Gordon Murray enquanto engenheiro e designer automóvel, incorporará “algumas das mais avançadas soluções aerodinâmicas” jamais vistas num carro de uso diário. Com a carroçaria a ser construída segundo uma nova versão do processo de produção desenvolvido pelo britânico, denominado iStream Superlight.

Gordon Murray com McLaren F1

Ainda sobre este inovador processo de produção, importa referir que utiliza alumínio de alta durabilidade, ao invés de aço em iterações anteriores. Sendo que, com o iStream, o fabricante acredita que a base do coupé poderá ser não só 50% mais leve que a maior parte dos chassis modernos, como também mais rígida e resistente.

Recorde-se que o processo de fabrico iStream foi demonstrado, pela primeira vez, pelo designer britânico, no citadino T25. A que se seguiu a sua utilização no protótipo Yamaha Sports Ride e Motiv apresentado há alguns anos atrás. Caberá ao novo TVR Griffith ser o primeiro carro de produção a implementar o processo iStream.

RELACIONADO: TVR de volta! Tudo sobre o TVR Griffith, o primeiro de uma nova era

Coupé de motor em posição central e tricilíndrico com turbo

Ainda sobre o futuro coupé, a britânica Autocar avança que será um modelo com motor em posição central, a que não faltará um habitáculo de dois lugares mas espaçoso, assim como uma boa bagageira sob o capot dianteiro.

Gordon Murray - Yamaha Sports Ride Concept
Yamaha Sports Ride Concept

Como motor, o modelo de estreia da IGM poderá ostentar, ainda segundo a mesma publicação, um três cilindros a gasolina com turbocompressor, a debitar qualquer coisa como 150 cv. Potência enviada apenas para as rodas traseiras, com a ajuda de uma caixa manual de seis velocidades. E a que junta um sistema de travagem com discos nas quatro rodas, além de uma suspensão de novo desenho e totalmente independente.

Capaz, à partida, de atingir velocidades na ordem dos 225 km/h, o teaser agora divulgado anuncia ainda um difusor totalmente funcional, além de uma entrada de ar no tejadilho. Remanescência, certamente, dos tempos em que Murray desenhava carros de corrida e do McLaren F1.

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos de potência anuncia o futuro Volkswagen Polo R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Polo R com 300cv. Vamos repetir… com 300cv
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Volkswagen Polo R com 300cv. Vamos repetir… com 300cv