Notícias 301 mph (484 km/h) de velocidade máxima. Está apresentado o Hennessey Venom F5.

SEMA 2017

301 mph (484 km/h) de velocidade máxima. Está apresentado o Hennessey Venom F5.

O objetivo do Hennessey Venom F5 é apenas um: ser o automóvel mais rápido do planeta. Os números que anuncia são impressionantes.

Hennessey Venom F5 Ver vídeo

O Hennessey Venom F5 foi apresentado no palco do SEMA e traz com ele números verdadeiramente avassaladores. Alegadamente é o primeiro automóvel de produção — se considerarmos 24 unidades previstas o suficiente para ser considerado um — a ultrapassar a barreira das 300 mph.

A velocidade máxima anunciada é de 301 mph ou o equivalente a 484 km/hde doidos! Para atingir este valor a Hennessey pegou nas lições aprendidas com o antecessor Venom GT, outra máquina focada apenas e só na obtenção de velocidade, tendo atingido cerca de 435 km/h.

Hennessey Venom F5
Porquê F5?
A designação F5 provém da escala de Fujita, e é a sua categoria mais elevada. Esta escala define o poder de destruição de um tornado, implicando ventos com velocidades entre os 420 e 512 km/h. Valores onde encaixa a velocidade máxima do Venom F5.

Como atingir mais de 480 km/h

O Venom F5 abandona as origens Lotus — o Venom GT começou como um modesto Lotus Exige — e apresenta-se com nova estrutura em fibra de carbono. A carroçaria, também em carbono, foi totalmente redesenhada, com ganhos expressivos no coeficiente de penetração aerodinâmica. O Cx é de apenas 0,33, muito inferior aos 0,44 do Venom GT ou os 0,38 do Bugatti Chiron.

Menos atrito, mais velocidade. Agora junte-se potência. E essa é providenciada por um enorme V8 twin turbo com 1600 cv que farão o seu melhor para destruir as rodas traseiras — as únicas com tração — através de uma caixa de sete velocidades e apenas uma embraiagem, com as mudanças entre relações a serem efetuadas através de patilhas.

As acelerações destroem o Chiron e o Agera RS

Também a ajudar a performance está o peso. Com apenas 1338 kg é mais leve que a generalidade dos hot hatch de 300 cv da nossa praça. O peso aproxima-se do Koenigsegg Agera RS e está longe das duas toneladas do Bugatti Chiron.

Como já referimos, o Hennessey Venom F5 tem apenas duas rodas motrizes, tal e qual o Agera RS. O que não foi impedimento para o hiperdesportivo sueco destruir os 42 segundos do Chiron nos 0-400 km/h-0. Mas o Venom F5 debita ainda mais potência do que estes dois e é o mais leve dos três.

A Hennessey alega que o Venom F5 consegue efetuar a mesma prova em menos de 30 segundos — o Agera RS necessitou de 36,44 segundos. Para chegar aos 300 km/h são necessários menos de 10 segundos. Relativizando, o Venom F5 chega mais depressa aos 300 km/h do que a grande maioria dos carros que compramos e conduzimos chega aos 100. Rápido é um termo modesto para classificar o Hennessey Venom F5…

Claro que agora falta demonstrar que não são apenas números no papel e os consegue atingir na prática. Até lá, para os eventuais interessados numa das 24 unidades a serem produzidas, o preço anunciado ronda os 1,37 milhões de euros.

Hennessey Venom F5
Sabe esta resposta?
Qual destes carros foi o mais rápido em Nürburgring?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porsche 911 GT2 RS. Deixem passar o Rei do «inferno verde»