Notícias BMW vai invadir Salão de Frankfurt: i3s é a novidade mais recente

Salão de Frankfurt

BMW vai invadir Salão de Frankfurt: i3s é a novidade mais recente

A "jogar em casa", a BMW prepara-se para invadir o Salão de Frankfurt com uma série de estreias públicas, como o i3s, o M5 ou o X3.

BMW i3s

Frankfurt é “o” salão por excelência dos construtores alemães. A BMW não vai perder a oportunidade de brilhar no seu salão e preparou uma considerável lista de novidades, muitas das quais serão apresentadas pela primeira vez ao público.

Começamos pela mais fresca de todas. A BMW atualizou o i3, destacando-se o lançamento de uma variante de cariz mais desportivo denominada i3s.

Não esperem, no entanto, ganhos absurdos de performance. O i3s revela modestos incrementos relativamente ao i3. A sua potência sobe de 170 para 184 cv e o binário de 250 para 270 Nm. Tal permite reduzir o tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h de 7,2 para 6,9 segundos e a velocidade máxima sobe de 150 para 160 km/h.

Os ganhos conseguidos são aproveitados da melhor forma possível por outro conjunto de modificações. As rodas crescem uma polegada – de 19 para 20 -, e vêm com pneus mais largos – 195/50 em vez de 155/70. O i3s também está mais próximo do asfalto em cerca de 10 mm e a sua via traseira é mais larga em cerca de 40 mm. A suspensão também foi revista com um novo conjunto de molas, amortecedores e barras estabilizadoras. Até ganhou um modo de condução Sport que atua sobre a direção e o acelerador.

Para lá desta nova versão o BMW i3 recebeu uma atualização estética que pode ser classificada como uma tentativa de aumentar a aparência de dinamismo, acentuando a percepção de largura e diminuindo a de altura. Para tal ganhou novos para-choques dianteiros com uma máscara inferior em U, que evidencia mais as extremidades laterais.

Para o tornar “mais baixo”, o pilar A e teto passam a ser em preto, apesar de poderem levar com um apontamento cromado. O i3s demarca-se por um para-choques dianteiro de aspeto mais agressivo e proteções nos arcos das rodas.

BMW i3s

De resto, tanto o i3 como o i3s passam a ter de série óticas em LED, novos revestimentos interiores em alguns níveis de equipamento, duas novas cores exteriores – Melbourne Red Metallic e Imperial Blue Metallic -, e um novo ecrã de 10.25 polegadas de superior resolução para o sistema de infoentretenimento.

Ambas as versões mantém o recurso às baterias de iões de lítio de 94 Ah, com uma capacidade de 33,3 kWh. Se sob o ciclo NEDC eram anunciados 300 km de autonomia, sob o novo ciclo WLTP esse valor baixou para um intervalo entre 235 e 255 km, com a BMW a anunciar cerca de 200 km em condições reais. O i3 e também o i3s podem recorrer a um extensor de autonomia na forma de um motor a gasolina de dois cilindros com 647 cm3 colocado na traseira.

O ano de 2017 tem sido profícuo para a marca bávara na apresentação de novos modelos, sobretudo nos últimos meses, a maior parte dos quais novas gerações de modelos existentes. Frankfurt será o palco que reunirá todas elas, apresentadas pela primeira vez publicamente:

BMW M5

A super-berlina original está de regresso e reveste-se de novos argumentos. Será o primeiro M5 com tração integral, mas não se fica por aqui. Conheçam-no em detalhe (ligação no sub-título).

BMW M5

BMW X3

O X3 conhece a sua terceira geração e apesar de maior em todas as dimensões é mais leve que o antecessor. Cortesia da plataforma CLAR (ligação no sub-título).

BMW X3

BMW Série 6 Gran Turismo

Conseguirá fazer esquecer o 5 GT? Nada foi deixado ao acaso no peculiar modelo, que deverá ter na China o seu maior mercado (ligação no sub-título).

BMW 6 Gran Turismo

BMW Concept Série 8 e Concept Z4

O espaço da BMW no Salão de Frankfurt também será enriquecido com a presença dos excelentes Concept Série 8 e Concept Z4 (ligação nos sub-títulos), ambos antecipando modelos de produção. O primeiro recupera a designação Série 8 e substituirá o atual Série 6, para já nas carroçarias coupé e descapotável. Expectativas elevadas também para a já anunciada versão M8.

Como aperitivo a BMW apresentará publicamente a versão de competição para os campeonatos de resistência: o M8 GTE.

BMW M8 GTE

O Concept Z4 substituirá o atual Z4 e é um regresso às origens, com o roadster a acentuar as suas características desportivas, prescindindo da pesada capota metálica. É notável também por ser um desportivo desenvolvido em parceria com a Toyota, que originará um novo Supra.

Por fim, a BMW também apresentará ao público a versão comemorativa do 40º aniversário do Série 7, naturalmente denominada BMW Série 7 Edition 40 Jahre.