Notícias Estes carros têm nomes com duplo significado

Lista

Estes carros têm nomes com duplo significado

Por vezes os nomes dados a um carro acabam por ter duplo significado, nem sempre o mais… digno. Não sabias? Fica com alguns maus exemplos…

Opel Ascona

A tarefa de escolher nomes para os automóveis parece uma tarefa fácil mas não é — é na realidade uma das tarefas mais difíceis…  a lista que reunimos é prova disso.

Sabias que atualmente há marcas que para evitar situações embaraçosas gastam milhões em algoritmos informáticos para gerarem nome aleatórios e ao mesmo tempo apelativos?

Um desses exemplo é a Lotus. O nome do Evora foi gerado por uma rotina informática, tendo em consideração as palavras evolution, vogue e aura. Naturalmente, como é tradição da marca, o nome começa por E (Elan, Elise, Esprit…). É pura coincidência ser o mesmo nome da nossa cidade alentejana.

VÊ TAMBÉM: 10 automóveis com alcunhas mais famosas do que os seus nomes

Feito este apontamento, vamos então baixar o nível da conversa e apresentar-te os nomes mais insólitos da indústria automóvel.

Honda Fitta

Honda Jazz
Honda Jazz

“Fitta” é a palavra norueguesa para vagina. Mal se apercebeu desta coincidência, a fabricante japonesa alterou o nome para Honda Jazz, nome com o qual o originalmente denominado Honda Fit é comercializado na Europa.

Ford Pinto

Ford Pinto
Ford Pinto

Nos EUA, Pinto é uma raça de cavalo. Em Portugal é o 19º apelido mais utilizado e no Brasil, é calão para o órgão sexual masculino — ups…

Chana

Chana
Chana

Neste caso, não é um carro, mas sim uma marca de veículos comerciais. Um nome tão feminino, para uns carros tão másculos.

Mitsubishi Pajero

Mitsubishi Pajero
Mitsubishi Pajero

O Mitsubishi Pajero é um dos jipes mais conhecidos da marca japonesa. O nome do modelo, por sua vez, não foi uma escolha muito feliz. Porquê? Porque para os “nuestros hermanos”, a palavra Pajero tem a conotação de “pessoa que se masturba”. Não admira que por terras espanholas seja conhecido como Montero.

Chevrolet Kalos

Chevrolet Kalos
Chevrolet Kalos

Da próxima vez que vires este modelo americano, foge. Não queres ter um Chevrolet a roer-te os Kalos, pois não? 🙂

Kia Besta

Kia Besta
Kia Besta

O nome diz tudo não é?

Opel Ascona

Opel Ascona
Opel Ascona

Quando o modelo foi lançado em 1973, o Opel Ascona viu o seu nome alterado em Portugal para Opel 1204 — por razões que muitos dizem ter sido políticas. Fontes não oficiais dizem que o regime não aceitou o nome “Ascona”, pelo trocadilho que podia gerar.

O Opel Ascona foi comercializado em Portugal como Opel 1604 e Opel 1904, conforme a cilindrada fosse 1.6 ou 1.9. Mais tarde, adotou mesmo o nome Ascona. Várias décadas depois ainda é possível ver alguns Asconas alegremente a circular nas estradas.

Daihatsu Naked

Daihatsu Naked
Daihatsu Naked

Olhem, o Rei vai nu… perdão! O Daihatsu vai nú!

VÊ TAMBÉM: Glórias do Passado. Daihatsu Charade GTti, o mil mais temido

Toyota Picnic

Toyota Picnic
Toyota Picnic

Não, este Toyota não se transforma numa mesa de refeições, não vem com um serviço de pratos na bagageira, nem muito menos dá para fazer fogueiras lá dentro. Na verdade, o nome “Picnic” foi usado apenas para posicionar este monovolume como um carro mais familiar.

Mazda Laputa

Mazda Laputa
Mazda Laputa

Inspirado no livro As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, Laputa era uma ilha flutuante que podia ser movida através de magnetismo. Para nós, portugueses, o nome deste modelo tem apenas um significado…

Hyundai Kauai/Kona

Hyundai Kauai Electric

A mais recente adição a esta lista de nomes… pouco próprios. Portugal é o único país do mundo onde o Hyundai Kona, nome proveniente de uma ilha do Hawai, se chama Kauai — também o nome de outra ilha do arquipélago norte-americano. “Kudos” para a Hyundai ao ter tido em consideração o nosso pequeno mercado…