Testado

Ao volante do novo Honda Jazz

Espaço, eficiência e qualidade. Foram as linhas mestras do novo Honda Jazz. Fomos até Frankfurt atestar as novas credenciais do utilitário nipónico. Chega a Portugal a 26 de Setembro.

Em Frankfurt, Alemanha

A Honda continua o processo de renovação da sua gama. Depois da apresentação do novo HR-V em Portugal, foi a vez da marca nipónica apresentar o seu modelo mais compacto na Alemanha, o novo Honda Jazz – o fantástico e exclusivo NSX será apresentado mais lá para o final do ano.

Com mais de 5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde 2001 – das quais 781 mil foram vendidas na europa – percebe-se logo à partida a importância deste modelo para as contas globais da marca. Daí que a Honda tenha apostado forte nesta terceira geração, começando na escolha da plataforma (a mesma do HR-V) e terminando nas soluções encontradas para o interior do modelo.

A Honda não está de 'modas' e compara o espaço disponível a bordo do Jazz com o do... Mercedes-Benz Classe S.

11 - 2015 JAZZ REAR 3_4 DYN
Honda Jazz 2015

Concorrente de proposta tão distintas como o Volkswagen Polo, Peugeot 2008 ou Nissan Note, o novo Honda Jazz aposta forte no habitáculo. Nomeadamente, na versatilidade e no espaço disponível. A Honda não está de modas e compara o espaço disponível a bordo do Jazz com o do… Mercedes-Benz Classe S. Se tem mais espaço interior que um Mercedes-Benz Classe S não sei, mas que é espaçoso é. Tanto à frente como atrás, o espaço abunda em todos os sentidos.

A porta-bagagens apresenta agora 354 litros de capacidade, podendo crescer até aos 1314 litros com os bancos recolhidos. Por falar em bancos recolhidos duas notas importantes: os bancos mágicos e o modo ‘Refresh’. O modo ‘Refresh’ permite, retirando o encosto de cabeça do banco dianteiro, rebater os bancos e transformar o interior do novo Honda Jazz numa cama para descansar. Os bancos mágicos dizem respeito à funcionalidade da base dos bancos traseiros que podem levantar para transportar objetos altos.

Falando do motor, nota para a disponibilidade da unidade 1.3 i-VTEC a gasolina de 102cv de potência e 123Nm de binário máximo – a única disponível, para já, no mercado europeu. Este bloco surge associado a uma caixa manual de seis velocidades e em opção com uma caixa CVT (apenas disponível por encomenda), ambas pensadas especificamente para as necessidades do mercado europeu. Um motor que dinamicamente se mostrou bem ajustado às necessidades de um automóvel destas características – 11,2 segundos dos 0 aos 100 km/h e uma velocidade máxima de 190 km/h.

A condução é fácil e confortável, foram as sensações que recolhi nos cerca de 60 km que percorremos ao volante do Jazz nas imediações da cidade de Frankfurt. Nota menos positiva para a insonorização do modelo, que deixa o motor ouvir-se no habitáculo mais do que é habitual – mesmo que não chegue a incomodar. Uma característica que poderá melhorar com a introdução do futuro motor 1.0 turbo da Honda.

Honda Jazz 2015
Honda Jazz 2015

Um ponto menos bem conseguido mas que é colmatado com uma lista de equipamento de série bastante apetecível. Disponível com três níveis de equipamento  – Trend, Comfort e Elegance – o novo Honda Jazz oferece de série, ar condicionado, travagem de emergência (actuando em caso de colisão eminente), sensores de luminosidade e de chuva, vidros eléctricos e ligação Bluetooth. O nível Comfort acrescenta o sistemas de segurança ADAS – Avisador de Colisão (FCW), Sistema de Reconhecimento de Sinalização de Trânsito (TSR), Limitador Inteligente da Velocidade (ISL), Avisador de Saída de Faixa (LDW) e Sistema de Suporte dos Máximos (HSS ) – Honda Connect, sensores de estacionamento e espelhos com sistema de recolha automática. Para o nível de equipamento topo de gama Elegance, fica reservado o ar condicionado automático, a câmara de estacionamento, o alarme e os acabamentos em pele.

O preço do novo Honda Jazz inicia-se nos 17 150 euros, enquanto que a versão Comfort tem um custo de 18 100 euros. Pela versão topo de gama Elegance, a marca nipónica pede de 19 700 euros. O novo Honda Jazz chega a portugal no dia 26 de Setembro.

Primeiras impressões

7 / 10
O novo Honda Jazz aposta forte no habitáculo. Nomeadamente, na versatilidade e no espaço disponível. A condução é fácil e confortável, foram as sensações que recolhi nos cerca de 60 km que percorremos ao volante do Jazz nas imediações da cidade de Frankfurt. Com uma lista de equipamento de série bastante apetecível o preço do novo Honda Jazz inicia-se nos 17 150 euros.

  • lista de equipamento de série bastante apetecível

  • versatilidade e espaço disponível

  • insonorização do modelo, que deixa o motor ouvir-se no habitáculo mais do que é habitual

Preço

17.150

Mais artigos em Testes, Primeiro Contacto