Seat Leon ST Cupra 280: ao volante da carrinha mais rápida de Nürburgring

O Seat Leon ST Cupra 280 é uma carrinha familiar e ao mesmo tempo um desportivo de corpo e alma. Dois universos distintos, coligados numa proposta que recentemente foi até Nürburgring envergonhar alguns modelos de boas famílias...

Não é difícil gostar do Seat Leon ST Cupra 280. Para além do design — que deve ser a interpretação mais feliz da plataforma MQB — não lhe faltam outros argumentos. Falo do espaço interior, da performance do motor 2.0 TSI de 280cv e do comportamento geral do conjunto. Familiar ou desportivo? Ambas. Uma ambiguidade que baralha as contas até a quem escreve.

A faceta familiar é similar a todas as outras carrinhas da gama Leon: espaçosa, bem equipada e suficientemente confortável — reforço a palavra “suficiente”. No interior há espaço para duas cadeiras e na bagageira não falta espaço para a correspondente tralha dos putos, 587 litros de tralha mais concretamente — com os bancos rebatidos o valor sobe para uns impressionantes 1.470 litros.

“Pelo caminho ainda podem envergonhar um Nissan Skyline GT-R R33 V-Spec ou um Dodge Viper SRT-10. É isso que dizem os tempos na pista alemã…”

Seat Leon ST Cupra

Mas depois surge a faceta desportiva para baralhar as contas – ou facilitar a escolha… Selecionando o modo Cupra no ecrã tátil de 6,5 polegadas, a Seat Leon ST Cupra 280 transfigura-se. Outrora suficientemente confortável e dócil, transforma-se numa carrinha impetuosa, rápida e precisa. São estes os adjetivos certos para descrever o comportamento dinâmico e prestações do motor 2.0 TSI no modo Cupra.

Nesta versão com caixa DSG, o Leon ST Cupra, com 280 cv e 350 Nm de binário (disponível entre as 1750 e as 5600 rpm) a marca espanhola anuncia uma capacidade aceleração de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos e uma velocidade máxima de velocidade de 250 km/h. Os consumos são de 6,6 l/100 km e as emissões de CO2 de 154 g/km — em ritmos despreocupados (e nada apressados) contem antes com 8,3 l/100 km.

RELACIONADO: Seat Leon Cupra 280: um espanhol com tiques germânicos

Seat Leon ST Cupra-16

Apesar da maior distância entre eixos e do peso superior (45kg) face à versão hatchback, não notei nenhuma diferença dinâmica digna de nota entre as duas versões. Ou seja, a ST oferece tudo o que a versão de 5 portas oferece e ainda adiciona o espaço a bordo. Não é um mau negócio.

Por 42.610 euros é possível ter uma carrinha com 280cv de potência, tão capaz de levar as crianças à escola como acelerar dos 0-100km/h em 6 segundos em direção ao track-day mais próximo. Pelo caminho ainda podem envergonhar um Nissan Skyline GT-R R33 V-Spec ou um Dodge Viper SRT-10. Não sou que digo isto, são os tempos na pista alemã…

Mais artigos em Testes