Notícias Porsche 917K do filme de Steve McQueen «Le Mans» vai a leilão

Leilões

Porsche 917K do filme de Steve McQueen «Le Mans» vai a leilão

Este Porsche muito especial com as cores inconfundíveis da Gulf vai ser leiloado pela Gooding & Company. A licitação máxima poderá chegar aos 16 milhões de dólares.

Porsche 917K

Desde meados do século passado que a Porsche tem sido presença assídua nas principais provas de endurance por esse mundo fora. E falar de Le Mans é falar da Porsche. É simplesmente a marca com mais vitórias nesta mítica prova de resistência.

Tirando vantagem dos novos regulamentos, no final da década de 60 a marca alemã desenvolveu um dos protótipos mais famosos e desejados de sempre, o Porsche 917. Mas os engenheiros da Porsche não se ficaram por aí: o desenvolvimento do desportivo culminou num modelo ainda mais avançado e, sobretudo, mais aerodinâmico, em 1970, o Porsche 917K (Kurzheck). Do leque restrito de exemplares que chegaram a ver a luz do dia, um deles tem uma história de sucesso, não só dentro das pistas, mas também no grande ecrã.

O modelo em questão, com o chassis 917-024, foi usado numa sessão de testes em Le Mans nesse mesmo ano, pelos pilotos Brian Redman e Mike Hailwood. Posteriormente, o Porsche 917K foi vendido a Jo Siffert, um piloto de testes da Porsche, que o cedeu à Solar Productions para ser usado no filme Le Mans, de 1971, com Steve McQueen como protagonista. Além de ter sido uma das figuras principais no filme, o carro foi usado como camera vehicle – era o único carro capaz de acompanhar os outros protótipos nas sequências filmadas em circuito.

Jo Siffert manteve o desportivo na sua coleção privada até à sua morte – o Porsche 917K chegou inclusivamente a liderar a marcha fúnebre no seu funeral. O carro foi depois vendido a um colecionador francês, que o deixou ao abandono até 2001, ano em que o desportivo foi encontrado num armazém.

O Porsche 917K foi agora sujeito a um restauro intensivo na Suiça e vai estar disponível em leilão, com data e local ainda por confirmar. A Gooding & Company estima que o preço poderá chegar aos 16 milhões de dólares, cerca de 14 milhões de euros.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do novo Porsche 911 GT3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porsche 911 GT3 apresentado. Finalmente, caixa manual!
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Porsche 911 GT3 apresentado. Finalmente, caixa manual!