Notícias Este é o Skoda Kodiaq: todos os detalhes do novo SUV checo

Este é o Skoda Kodiaq: todos os detalhes do novo SUV checo

Depois de uma panóplia infindável de teasers, trailers, imagens espia e ursos, finalmente o Skoda Kodiaq foi revelado. A apresentação decorreu em Berlim e teve direito a transmissão em direto e tudo, mas vamos ao que interessa.

Não é segredo que o mercado do SUV está a “ferro e fogo” e a Skoda acaba de colocar mais um argumento em cima da mesa para aquecer os ânimos: o seu primeiro grande SUV e o primeiro modelo de 7 lugares da marca, o novo Skoda Kodiaq.

skoda kodiaq 2017 (37)

Bernhard Maier, CEO da Skoda, não tem dúvidas acerca do posicionamento do seu novo SUV: “Com o nosso primeiro grande SUV, estamos a conquistar um novo segmento para a Marca e novos grupos de clientes. Esta adição à gama de modelos da ŠKODA é realmente tão forte como um urso: torna a Marca ainda mais atraente graças ao seu conceito, design impressionante, sendo ainda o primeiro ŠKODA com a opção de estar sempre on-line.

Gigante por fora…gigante por dentro

Baseado na plataforma modular MQB (sim, o Golf usa a mesma plataforma) o Skoda Kodiaq apresenta um comprimento de 4,697 metros, 1,882 metros de largura e 1.676 metros de altura (incluindo as barras de tejadilho). Já a distância entre eixos é de 2,791 metros.

Estes atributos tinham de se refletir numa habitabilidade de referência, com o Skoda Kodiaq a registar 1.793 mm de comprimento interior. Como seria se esperar, tem a maior capacidade de bagageira na sua categoria (de 720 até 2.065 litros com os bancos traseiros rebatidos). Segundo a marca, o Kodiaq consegue transportar objetos até 2.8 metros de comprimento.

skoda kodiaq 2017 (27)

O portão da mala é elétrico e o processo de fecho ou abertura pode ser efetuado, também, com um movimento do pé.

Apesar de todo este aparato ao nível do espaço interior e dimensões exteriores, o Skoda Kodiaq regista um Cx de 0,33.

Detalhes “Simply Clever”

Já sabíamos o que aí vinha ao nível dos detalhes mais práticos e simples, que ajudam a enfrentar as trivialidades diárias. Afinal…é da Skoda que estamos a falar.

As pontas das portas estão protegidas com plástico, para evitar aqueles toques no parque de estacionamento, foi instalado um bloqueio elétrico para crianças e passageiros mais jovens, bem como encostos de cabeça especiais para os ajudar a enfrentar aquela viagem mais longa.

Tecnologia superior

O novo Skoda Kodiaq disponibiliza as últimas tecnologias de conetividade, assistência à condução e proteção. Na lista das novidades encontramos o “Area View”, um sistema de ajuda ao estacionamento que utiliza câmaras surround e lentes grande angular na dianteira e traseira, permitindo visualizar imagens a 180 graus da frente e da traseira.

skoda kodiaq 2017 (13)

Pensado para quem usa reboque, o “Tow Assist” assume a direção em manobras lentas de marcha-atrás e o “Manoeuvre Assist” deteta obstáculos na traseira, realizando uma travagem automática sempre que se verificar a possibilidade de colisão.

O sistema Front Assist inclui, de série, o sistema de travagem de emergência em cidade, sendo capaz de detetar situações perigosas que envolvam peões ou veículos. Este sistema avisa o condutor e, quando necessário, parcial ou totalmente atua os travões. O sistema de travagem de emergência em cidade está ativo até 34 km/h. A proteção dos peões “Predictive” é opcional e complementa o auxílio da parte dianteira do veículo.

skoda kodiaq 2017 (26)

Para ajudar a manter a velocidade selecionada e a distância desejada entre veículo que circula à frente, o Skoda Kodiaq disponibiliza o Adaptive Cruise Control (ACC). Já os sistemas Lane Assist, Blind Spot Detect e Rear Traffic Alert ajudam o condutor a permanecer na faixa de rodagem e a efetuar uma mudança da faixa de rodagem da forma mais segura.

Se o Skoda Kodiaq estiver equipado com o Lane Assist, ACC e a transmissão DSG, o Traffic Jam Assist é proposto como uma função adicional.

Para terminar estão ainda disponíveis os sistemas “Driver Alert”, “Crew Protect Assist” e câmara “Travel Assist” com sistema de identificação de sinais de trânsito “Traffic Sign Recognition”.

Skoda Connect e SmartLink

Estar ligado ao mundo exterior e em atualização permanente é também uma das premissas do Skoda Kodiaq. Como tal, está equipado com os novos serviços móveis da marca checa, divididos em duas categorias: serviços de lazer e informação e serviços Care Connect, sendo a chamada de emergência após um acidente (e-Call) a grande mais valia destes últimos.

Porque nunca estamos verdadeiramente desligados, o Skoda Kodiaq permite, através da plataforma SmartLink, integração total com Apple CarPlay, Android Auto, MirrorLink TM e SmartGate.

skoda kodiaq 2017 (29)

Existem três modelos de infotainment à escolha. De série está disponível o “Swing”, com um ecrã de 6,5 polegadas, ligação bluetooth e SmartLink. O “Bolero”, com ecrã tátil de 8 polegadas com função de comunicação In-Car (ICC): um microfone grava a voz do condutor e transfere-a para os bancos traseiros através dos altifalantes traseiros.

Antes do topo das propostas de infotainment está o sistema “Amundsen”, baseado no “Bolero” mas com uma função de navegação, modo de exibição especial para condução off-road ou para facilitar as manobras em zonas mais estreitas. No topo das propostas está o sistema “Columbus”, que para além de todas as funcionalidades do sistema “Amundsen” recebe uma memória flash de 64gb e uma drive DVD.

A terminar esta lista extensa de hardware opcional está ainda a Phonebox que permite carregar um smartphone por indução, o sistema de som Canton com 10 altifalantes e 575 watts e tablets que podem ser montados nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros.

Motores e transmissão

Com lançamento agendado para o início de 2017, será proposto com 4 motores à escolha: dois blocos Diesel TDI e dois blocos a gasolina TSI, com cilindradas entre 1.4 e 2.0 litros e potências entre os 125 e os 190 cv. Todos os motores têm tecnologia Stop-Start e sistema de recuperação de energia de travagem.

O bloco 2.0 TDI estará disponível em duas versões: 150 cv e 340 Nm; 190 cv e 400 Nm. A média de consumo de combustível anunciada para o motor 2.0 TDI ronda os 5 litros aos 100 km. A versão mais potente dos Diesel, permite ao Skoda Kodiaq cumprir o tradicional sprint dos 0-100 km/h em 8,6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 210 km/h.

Na gama de motores a gasolina estarão disponíveis dois blocos: 1.4 TSI e 2.0 TSI, com a versão de entrada a debitar 125 cv e 200 Nm de binário máximo. Os consumos anunciados são de 6 litros as 100 km. Segue-se a versão mais vitaminada deste bloco, com 150 cv, 250 Nm e sistema de desativação de cilindros (ACT). No topo das propostas a gasolina está o motor 2.0 TSI com 180 cv e 320 Nm.

skoda kodiaq 2017 (12)

Ao nível das transmissões, o Skoda Kodiaq estará disponível com caixa manual de 6 velocidades e transmissão DSG com 6 ou 7 velocidades. A nova transmissão de 7 velocidades é uma estreia na Skoda e pode ser utilizada em motorizações com binário até 600 Nm. No modo Eco, selecionado no opcional Driving Mode Select, o carro fica em roda livre sempre que levantado o pé do acelerador a partir dos 20 km/h.

As motorizações de 2 litros TDI e TSI são acopladas à transmissão de 7 velocidades e equipadas com tração integral. Para o bloco Diesel de entrada com tração das quatro rodas está disponível a caixa manual de 6 velocidades ou DSG de 7 velocidades. A versão de tração dianteira é oferecida apenas com a DSG de 7 velocidades.

Níveis de equipamento

Nos níveis Active e Ambition o Skoda Kodiaq está equipado com jantes de 17 polegadas de série, no nível Style recebe jantes de 18 polegadas. Como opcional estão disponíveis jantes polidas de 19 polegadas. O bloqueio elétrónico do diferencial XDS+ é uma função do controlo elétrónico de estabilidade e está disponível de série em todos os níveis de equipamento.

skoda kodiaq 2017 (8)

Já o Driving Mode Select é opcional e permite escolher 3 tipos de configuração pré-definidas: “Normal”, “Eco” e “Sport”. Há ainda o modo Individual que permite uma parametrização individual do funcionamento do motor, caixa DSG, direção hidráulica, ar condicionado e amortecimento quando equipado com o Controlo Dinâmico do Chassis (DCC), este último sistema introduz o modo Comfort nas configurações pré-definidas.

O modo Off-Road está também disponível no Driving Mode Select, um opcional para as versões de tração integral que inclui a função Hill Descent Assist.

O Skoda Kodiaq tem apresentação marcada para o Salão de Paris e chega ao mercado português no primeiro trimestre de 2017. O que achas do novo SUV da Skoda? Deixa-nos a tua opinião!

skoda kodiaq 2017 (38)

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter