Primeiro Contacto Solução para tudo. Testámos o Volkswagen Golf R Variant com 333 cv

Vídeos RA

Solução para tudo. Testámos o Volkswagen Golf R Variant com 333 cv

Precisam de um carro para a família mas não querem render-se à moda (e monotonia) dos SUV? O Volkswagen Golf R Variant pode ser a solução.

Volkswagen Golf R Variant

Primeiras impressões

7.5/10

Data de comercialização: Julho 2025

Fale deste Volkswagen Golf R Variant à vossa mulher, mas não lhe mostre os consumos…

Prós

  • Comportamento
  • Motor reconhecido
  • Versatilidade
  • Sistema de tração

Contras

  • Design envelhecido
  • Preço
  • Ausência de botões físicos

Quem tem família sabe que a vida por vezes é feita de sacrifícios. Em nome de um bem maior sacrificamos horas de sono, hobbies, disponibilidade e até o carro que temos na garagem.

O Volkswagen Golf R Variant não resolve isso tudo. Mas é solução para grande parte do problema. Afinal dá-nos espaço para toda a família um chassis com provas dadas e um motor com mais de 300 cv de potência.

Sentámos-nos ao volante desta super carrinha em Asfeld, na Alemanha, por ocasião dos testes de verão do German Car of the Year (GCOTY) e fomos descobrir se esta é mesmo a solução para tudo. Veja o vídeo:

Idade começa a pesar

A atual geração do Volkswagen Golf foi apresentada em 2019 e ainda que recentemente tenha sido alvo de um restyling, já não esconde a idade.

Se olharmos com atenção percebemos que a Volkswagen até tentou disfarçá-lo, dando-lhe novos faróis, de desenho mais agressivo e novas entradas de ar no para-choques.

Na traseira, os grafismos das óticas também mudaram, mas os maiores destaquem continuam a ser o spoiler e as quatro ponteiras de escape. Isso não mudou.

Volkswagen Golf R Variant traseira
© Volkswagen Na traseira, o principal destaque continuam a ser as quatro ponteiras de escape e o spoiler no tejadilho.

Contudo, não há como disfarçar as «rugas» que este Golf R Variant já demonstra. Mas quem procura uma carrinha de imagem agressiva e perfil desportivo, não vai ficar desiludido.

Está à procura do seu próximo carro? No Pisca Pisca encontra mais de 50 mil carros usados.

Interior continua a pecar numa coisa

No interior, não se sente tanto esse envelhecimento, que viu atualizado o sistema de infoentretenimento e os comandos hápticos do volante.

Contudo, a ausência de botões físicos continua a fazer-se notar. E isso tem impacto na experiência de utilização, que tem — até historicamente — na versatilidade um dos seus maiores trunfos.

Volkswagen Golf R Variant interior
© Volkswagen Os detalhes em fibra de carbono e os LEDs azuis não nos deixam esquecer que estamos perante um Volkswagen R.

É certo que temos a mais recente evolução do motor EA888 (LK3 evo4), agora com 333 cv (mais 13 cv do que antes), mas na sua génese, continua a ser a conhecida carrinha do Volkswagen Golf.

O mesmo é dizer que temos um modelo capaz de responder às necessidades de uma família, quer seja ao nível do espaço nos bancos traseiros, quer seja ao nível da volumetria que oferece na bagageira: 611 litros (ou 1642 litros com os bancos posteriores rebatidos).

Este conteúdo tem o apoio da BP. Saiba quanto pode poupar se abastecer com a BP.

Um motor com alma

Quando achamos que já não precisamos de mais provas de qualidade por parte deste motor de quatro cilindros, turbo e 2,0 litros de capacidade, ainda nos consegue surpreender.

São 333 cv de potência e 420 Nm de binário máximo, números que nos permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,8s. Nada mau para uma carrinha familiar!

Mas o que mais impressiona é o trabalho que os engenheiros de Wolfsburgo fizeram ao nível do chassis, da suspensão e da direção.

Esta carrinha não descura as responsabilidades familiares, mas tem uma afinação que promete agradar qualquer entusiasta da condução.

Numa estrada de montanha, temos um rendimento muito semelhante ao que teríamos no Golf R, o carro: o sistema de tração faz um trabalho notável a meter todo o binário no asfalto, a direção tem o peso certo e o chassis transforma-se nos modos mais radicais.

volkswagen Golf R Variant, traseira 3/4
© Volkswagen Se levarem o vosso Golf R Variant a uma sessão de Track Day vão ficar surpreendidos com aquilo que esta carrinha é capaz de fazer.

Já durante a semana, nas deslocações para o trabalho ou quando levamos os miúdos à escola, aVolkswagen Golf R Variant transforma-se num carro… normal e fácil de conduzir e com consumos que não deixam ninguém em estado de choque — se tiverem pé leve… É esta dualidade que continua a ser o maior trunfo deste modelo.

Descubra o seu próximo automóvel:

Quanto custa?

Já disponível para encomenda em Portugal, o novo Volkswagen Golf R Variant tem preços que começam nos 65 320 euros, ainda que com alguns opcionais seja fácil ver a fatura ultrapassar os 70 mil euros.

A Golf R Variant custa apenas mais 776 euros do que o Golf R hatchback, o que praticamente elimina a questão do preço da escolha entre estas duas carroçarias.

volkswagen Golf R Variant, frente 3/4
© Volkswagen Mais de 330 cv de potência, uma bagageira com mais de 600 litros e espaço para toda a família: o Golf R Variant tem tanto de desportivo quanto de versátil.

Quem precisa de espaço, faz sentido olhar para a Variant. Quem dispensa essa versatilidade extra pode ficar-se pelo hatch.

Qualquer que seja a escolha, nunca será barato, afinal estamos a falar de um Golf. Mas uma coisa é certa: se na vossa lista de desejos está uma carrinha rápida e desportiva, então não há escolhas melhores pelo preço.

Veredito

Volkswagen Golf R Variant

Primeiras impressões

7.5/10
O Volkswagen Golf R Variant nunca foi tão potente e está mais rápido do que nunca. Mas apesar disto, continua a ser uma carrinha Golf, com tudo de bom que isso acarreta: é espaçoso, versátil e fácil de utilizar. Tudo isto com um motor com 333 cv que dispensa qualquer tipo de apresentações.

Data de comercialização: Julho 2025

Prós

  • Comportamento
  • Motor reconhecido
  • Versatilidade
  • Sistema de tração

Contras

  • Design envelhecido
  • Preço
  • Ausência de botões físicos