Notícias Yamaha Sports Ride Concept apresentado em Tóquio com 750 kg

Salão de Tóquio 2015

Yamaha Sports Ride Concept apresentado em Tóquio com 750 kg

O Salão de Tóquio está a ferver e a mais recente revelação pertence à japonesa Yamaha que fez uma nova aposta nas quatro rodas. O Yamaha Sports Ride Concept dá continuidade ao concept Motiv.e apresentado em 2013 neste mesmo Salão.

Yamaha Sports Ride Concept

Se em 2013 a Yamaha tinha surpreendido o mundo com o seu primeiro automóvel, o concept citadino Motiv.e, foi a vez de fazer uma incursão pelos pequenos desportivos. O baixo peso (750 kg) e as pequenas dimensões (3,9 m de comprimento, 1,72 m de largura e 1,17 m de altura) são a receita necessária para um boa dose de diversão ao volante.

Segundo a marca, o Yamaha Sports Ride Concept tem dois lugares e pretende proporcionar ao condutor uma espécie de go-kart feeling (onde é que já ouvimos isto?…) misturado com a sensação de conduzir uma mota.

A evolução da criação de Gordon Murray

Yamaha Sports Ride Concept
Em 2013 fizemos aqui uma antevisão do percurso que a Yamaha iria traçar nos automóveis, uma novidade para o construtora de motas e acima de tudo um vislumbre das capacidades do processo desenvolvido pelo atelier de Gordon Murray, para a construção de automóveis, o iStream. Se não sabes o que é o iStream, este artigo explica tudo.

Certamente que o génio de Murray, que conta no seu currículo com registos de excelência como o McLaren F1, não iria ver o esgotar do iStream no concept Motiv.e. Aliás, este método foi pensado para vários tipos de veículos de pequenas dimensões. Veja-se esta previsão das variações possíveis do iStream, revelada em 2013 no Salão de Tóquio, conseguem encontrar o Yamaha Sports Ride Concept?

Yamaha Motiv variantes
RELACIONADO: Yamaha Motiv: o primeiro automóvel da Yamaha

No entanto há uma grande alteração a registar no processo iStream: no Yamaha Sports Ride Concept utilizaram fibra de carbono, ao invés da fibra de vidro utilizada no concept Motiv.e, para construir a carroçaria.

Motorização

Não há dados oficiais sobre a motorização do Yamaha Sports Ride Concept, mas ao que tudo indica poderá ser equipado com o mesmo motor do concept Motiv.e., um 1.0 de três cilindros, com uma potência entre 70 e 80 cv. A aceleração dos 0-100 km/h deve situar-se abaixo dos 10 segundos.