Notícias Recordar. Patente do cinto de segurança de três pontos da Volvo foi aprovada em 1962

Segurança

Recordar. Patente do cinto de segurança de três pontos da Volvo foi aprovada em 1962

A patente do cinto de segurança de três pontos, criado pela Volvo, foi aprovada em 1962, curiosamente, três anos após o equipamento ter sido colocado num automóvel.

Cinto de Segurança - desde 1959

A Volvo celebra este ano os seus 90 anos (NDR: à data da publicação original deste artigo). Razão pela qual tem vindo a recordar a sua história, onde se destacam momentos que determinaram não só o percurso da marca como também da própria indústria.

Destacam-se, obviamente, as inovações dedicadas à segurança automóvel, e entre elas está o cinto de segurança de três pontos, equipamento de segurança ainda hoje indispensável.

Este mês celebra-se o 55º aniversário (NDR: à data da publicação original deste artigo) sobre o registo da patente do cinto de segurança de três pontos. Nils Bohlin, engenheiro sueco da Volvo, conseguiu que o United States Patent Office lhe atribuísse a patente nº 3043625, em julho de 1962, pelo design do seu cinto de segurança. E como todo o bom design, a sua solução tinha tanto de simples como eficiente.

VÊ TAMBÉM: Volvo vai limitar todos os seus modelos a 180 km/h

A sua solução passava por adicionar ao cinto horizontal, já usado, um cinto diagonal, formando um “V”, ambos fixados num ponto baixo, posicionado lateralmente ao assento. O objetivo era garantir que os cintos, e claro, os ocupantes, se mantivessem sempre no lugar, mesmo em caso de acidente.

Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança.

Assar Gabrielsson & Gustav Larson - Fundadores da Volvo

Curiosamente e apesar da patente só ter sido aprovada em 1962, a Volvo já tinha aplicado o cinto de segurança de três pontos nos Amazon e PV544 em 1959.

O compromisso com a segurança automóvel que a Volvo demonstra desde a sua fundação foi demonstrado alguns anos mais tarde, ao oferecer a patente a todos os construtores automóveis.

Desta forma, todos os automóveis, ou melhor, todos os condutores e ocupantes dos automóveis, poderiam ver a sua segurança incrementada, independentemente da marca do carro que conduzissem.

Sabe esta resposta?
Como se chamava o primeiro Volvo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

14 de abril de 1927. O primeiro Volvo saía da linha de produção