Notícias ID.4. O primeiro SUV elétrico da Volkswagen já está em produção

Produção

ID.4. O primeiro SUV elétrico da Volkswagen já está em produção

O próximo membro da família ID, o Volkswagen ID.4, começou a ser produzido em Zwickau, na Alemanha, na mesma fábrica onde já é produzido o ID.3.

Volkswagen ID.4 Ver vídeo

Ainda agora ficámos a conhecer o ID.3, mas a produção do segundo membro da família ID, o Volkswagen ID.4, já arrancou.

Tal como o ID.3, o novo ID.4, o primeiro SUV elétrico da marca, ainda por revelar publicamente, vai ser produzido na fábrica da Volkswagen em Zwickau, na Alemanha.

Zwickau ainda continua a ser convertida para produzir exclusivamente veículos elétricos. Ou seja, futuramente, das suas linhas de produção, veremos sair apenas e só múltiplos modelos elétricos da Volkswagen (e não só) derivados da MEB, a plataforma dedicada para elétricos do Grupo Volkswagen.

VÊ TAMBÉM: Oficial. Elétrico da Ford recorrerá à MEB, a mesma base do Volkswagen ID.3
Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen, ao pé da primeira unidade produzida do ID.4
Estão a ver, em primeira mão, a porta (aberta) da primeira unidade produzida do ID.4, com Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen, ao fundo, durante a apresentação do arranque de produção do novo SUV elétrico.

A conversão de Zwickau vai custar ao grupo alemão 1,2 mil milhões de euros e quando tiver a trabalhar a “todo o vapor” será a maior fábrica do género na Europa — no final de 2021 deverão ter saído das suas linhas de produção mais de 300 mil automóveis elétricos.

Parece muito, mas os planos da Volkswagen são bem mais ambiciosos: em 2025 a Volkswagen estima estar a vender 1,5 milhões de veículos elétricos por ano, e nessa altura, tanto o ID.3 como o ID.4, deverão estar acompanhados por duas dezenas de novos modelos 100% elétricos.

Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen, na linha de produção do ID.4
Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen, na linha de produção do ID.4

Zwickau será posteriormente acompanhada por outras fábricas do construtor alemão na produção de elétricos: Emden, Hanover, Zuffenhausen e Dresden, na Alemanha; e Mladá Boleslav (República Checa), Bruxelas (Bélgica), Chattanooga (EUA), Foshan e Anting (ambas na China).

VÊ TAMBÉM: Elétricos. CEO da Volkswagen em “corrida aberta” contra a Tesla

Volkswagen ID.4 para conquistar o mundo

O ID.3 foi o primeiro da nova família ID, 100% elétrica, que ficámos a conhecer, mas o novo Volkswagen ID.4 é ainda mais ambicioso.

Volkswagen ID.4

Será maior em dimensões e assumirá contornos de SUV, a tipologia mais popular em todo o planeta.

Não admira, portanto, que a sua produção não se fique apenas por Zwickau. O novo Volkswagen ID.4 será também produzido nos EUA, na fábrica da marca em Chattanoga (previsto para 2022), e em duas fábricas chinesas, Foshan e Anting (onde já iniciou a pré-produção) — será um verdadeiro veículo global.

Ainda não foram divulgadas as especificações finais sobre o novo Volkswagen ID.4, a versão de produção do concept ID. Crozz, mas esperem versões de duas e quatro rodas motrizes e autonomia máxima estimada de até 500 km (depende da versão).

A revelação do novo Volkswagen ID.4 acontecerá no final do próximo mês de setembro. Até lá, recorda o primeiro contacto do Guilherme Costa com o ID.3: