Notícias Nova Volkswagen Golf R Variant é a mais potente de sempre

Apresentação

Nova Volkswagen Golf R Variant é a mais potente de sempre

A nova Volkswagen Golf R Variant combina a performance de um "hot hatch" com o espaço adicional e versatilidade de uso de uma carrinha. Combinação ganhadora?

Volkswagen Golf R Variant

Depois de já termos conhecido e testado o Golf R hatchback, a Volkswagen acaba de apresentar a sua “irmã”, a Volkswagen Golf R Variant.

Já a tínhamos apanhado num conjunto de fotos-espia há cerca de três meses, mas só agora foi apresentada ao mundo, com o mesmo “poderio” mecânico do hot hatch, ou seja: 320 cv de potência e 420 Nm de binário máximo.

Graças a estes números, esta passa a ser a Golf Variant de produção mais potente de sempre, mas sem comprometer as suas credenciais familiares, continuando a oferecer 611 litros de capacidade na bagageira, que podem crescer até aos 1642 litros com os bancos traseiros rebatidos.

VEJAM TAMBÉM: Volkswagen Golf R (320 cv). Este é o Golf de produção MAIS POTENTE de sempre
Volkswagen Golf R Variant

O caráter mais desportivo desta versão é logo anunciado pela imagem exterior, bem mais agressiva do que nas carrinhas Golf Variant “convencionais”. Saltam à vista os para-choques específicos, os difusores mais proeminentes, as jantes de 18” com um desenho exclusivo e as pinças de travão em azul.

A somar a tudo isto, as quatro enormes saídas de escape na traseira, que em opção podem ser em titânio da Akrapovič. Além de uma sonoridade mais agressiva, permitem uma poupança a rondar os 7 kg.

No habitáculo, novos bancos desportivos com apontamentos em azul, volante desportivo e pedais em aço inoxidável. Destacam-se ainda vistas específicas para as versões R no sistema de infoentretenimento e no painel de instrumentos digital.

Para viagens em família rápidas

Os 320 cv de potência e 420 Nm de binário são extraídos do motor 2.0 TSI (EA888 evo4), que surge combinado com uma caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades e com um sistema de tração às quatro rodas.

Graças a esta combinação a Volkswagen Golf R Variant é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,9s — mais 0,2s do que o Golf R hatchback — e de atingir os 250 km/h de velocidade máxima, um limite eletrónico que pode ser “levantado” até aos 270 km/h caso optem pelo Pack R-Performance.

Volkswagen Golf R Variant

Além de elevar a velocidade máxima, este pack opcional ainda acrescenta jantes de 19” com acabamento em preto e dois modos de condução extra: Drift e Special, sendo que este último foi especialmente pensado — e afinado! — para o mítico circuito de Nürburgring.

Tal como acontece na versão hatchback, também esta carrinha mantém o sistema 4Motion (tração às quatro rodas) com o R Performance Torque Vectoring (vetorização de binário), que distribui o binário entre os dois eixos e é capaz de enviar até 100% da força para uma só roda.

Com um esquema de suspensão MacPherson à frente e multibraços atrás, a Volkswagen Golf R Variant conta, de série, com suspensão adaptativa (DCC) e com um diferencial autoblocante eletrónico.

Tal como na carroçaria hatchback, também nesta Variant houve modificações no software de calibração da direção, com o novo Golf R a prometer uma resposta mais direta aos nossos comandos.

Quando chega?

A Volkswagen ainda não anunciou a data de chegada deste modelo ao mercado português nem quanto vai custar. Porém, no mercado alemão, a Golf Variant R pode ser encomendada a partir do próximo mês de agosto.