Notícias Volkswagen Beetle poderá regressar ao motor e tração atrás, mas tem truque

Antevisão

Volkswagen Beetle poderá regressar ao motor e tração atrás, mas tem truque

Discute-se uma nova geração para o Volkswagen Beetle, o eterno "Carocha", juntando-se ao elétrico I.D. Buzz, a "Pão de Forma" para o séc․ XXI.

Volkswagen Beetle "Herbie"

A Volkswagen ressuscitou o “Carocha” em 1997, após as muito positivas reações ao Concept One de 1994. Foi um dos primeiros impulsionadores da vaga “retro” que nos deu carros como o Mini (da BMW) ou o Fiat 500. Apesar do sucesso inicial, sobretudo nos EUA, o Volkswagen Beetle nunca conseguiu efetivamente alcançar a performance comercial das propostas da Mini ou da Fiat.

Não foi impedimento para uma segunda geração, lançada em 2011, e que se encontra atualmente à venda. Discute-se agora na VW a possibilidade de um sucessor para o icónico modelo — um sucessor com uma pequena reviravolta.

Novo “Carocha”, mas elétrico

Herbert Diess, o diretor executivo da marca Volkswagen, confirmou que existem planos para um sucessor do Beetle — mas ainda não recebeu luz verde para avançar. Tal decisão poderá estar para breve, já que o sucessor do Beetle é um dos modelos que vai a votos pela administração do grupo para a constituição inicial da gama de automóveis elétricos do construtor alemão — leram bem, elétricos.

Sim, a acontecer um novo Volkswagen Beetle, este será definitivamente elétrico. Segundo Diess, “A próxima decisão sobre carros elétricos será sobre que tipo de conceitos emocionais precisamos”. Uma nova geração do seu maior ícone teria de estar, previsivelmente, sobre a mesa. O novo Beetle juntar-se-ia assim ao já confirmado I.D. Buzz que recupera o outro grande ícone da marca alemã, a “Pão de Forma”.

Regresso às origens

Tal como a I.D. Buzz, o novo “Carocha”, a acontecer, fará uso da MEB, a plataforma exclusiva para veículos 100% elétricos do grupo Volkswagen. A sua maior vantagem é a sua extrema flexibilidade. Os motores elétricos, compactos por natureza, podem ser colocados diretamente sobre qualquer um dos eixos. Ou seja, os modelos derivados desta base tanto podem ser de tração dianteira, traseira ou integral — como o I.D. Buzz —, colocando um motor elétrico por eixo.

Volkswagen Beetle
A geração atual foi lançada em 2011

O primeiro protótipo a recorrer à MEB, o I.D. apresentado em 2016, antecipa uma berlina de dois volumes semelhante ao Golf. O único motor elétrico de 170 cv com que está equipado encontra-se colocado sobre o eixo traseiro. Mantendo uma disposição idêntica no novo Volkswagen Beetle, significaria um regresso às origens. O Type 1, o nome oficial do “Carocha”, era um “tudo atrás”: o motor de quatro cilindros opostos refrigerado a ar estava colocado atrás do eixo traseiro motriz.

Volkwagen Beetle

As possibilidades permitidas pela MEB permitiriam assim, criar um “Carocha” mais compacto que o atual, mas não com menos espaço, e com caraterísticas que o aproximariam muito mais do modelo original do que os seus sucessores baseados no “tudo à frente” Golf. Resta agora esperar por uma decisão.

Herbert Diess confirmou, em declarações à Autocar, que 15 novos veículos 100% elétricos já receberam luz verde para avançar, dos quais cinco pertencem à marca Volkswagen.

RELACIONADO: Volkswagen Scirocco vai renascer como desportivo elétrico?

Sabe esta resposta?
Com que modelo a Volkswagen participou no Pikes Peak entre 1985 e 1987?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Quando a VW perdeu a cabeça e desenvolveu um Golf BiMotor