Notícias O ano do Fiat 500. Aniversário, edições especiais, sucesso de vendas e um… selo?

Mercado

O ano do Fiat 500. Aniversário, edições especiais, sucesso de vendas e um… selo?

O Fiat 500 soma e segue. O ano de 2017 é motivo de celebração, seja pelo aniversário do icónico citadino, seja pelo seu sucesso comercial.

Fiat 500 dois milhões

2017 está a ser um muito bom ano para o pequeno, icónico e carismático Fiat 500. As vendas na Europa continuam em alta e 2017 pode até ser o seu melhor ano de sempre. Mantém, juntamente com o Fiat Panda, a liderança do segmento A no mercado europeu. Um dado impressionante, considerando que 2017 marca o seu 10º aniversário no mercado. Mas este ano traz ainda mais motivos de celebração para o icónico 500.

500 x 2 000 000

Praticamente coincidindo com o seu aniversário, a atual geração do Fiat 500 chegou às duas milhões de unidades produzidas no início de julho. A unidade dois milhões é um Fiat 500S, equipado com o motor Twinair – dois cilindros, 0.9 litros, turbo – de 105 cv com a cor Passione Red.

Se esquecermos por momentos os Abarth 595 e 695, baseados no Fiat 500, o S é a versão mais desportiva do citadino. Como tal, traz para-choques exclusivos, saias laterais, acabamentos em grafite acetinado e jantes de 16 polegadas.

A unidade número dois milhões é agora propriedade de uma jovem cliente alemã, na região da Baviera, na Alemanha. Mercado onde o Fiat 500 já encontrou mais de 200 mil proprietários, e o sucesso no mercado alemão reflete o estatuto deste modelo: é o mais internacional da Fiat. Cerca de 80% dos Fiat 500 são vendidos fora de Itália.

10 anos de vida que na realidade são 60

Sim, a atual geração entrou no seu décimo ano de vida – uma raridade nos dias que correm – mas o Fiat 500, o original, celebra este ano o seu 60º aniversário. Lançado a 4 de julho de 1957, o pequeno modelo italiano tornou-se rapidamente num sucesso de vendas, sendo um dos ingredientes fundamentais na recuperação da Itália no pós-guerra.

Saído do génio de Dante Giacosa, a sua simplicidade e praticidade, apesar das dimensões diminutas, contribuíram para a sua popularidade e longevidade. Manteve-se em produção até 1975, totalizando 5,2 milhões de unidades. É altura de comemorar.

Fiat 500 celebra aniversário com o… Anniversario

Se o 500 é um dos poucos sucessos do retro design, a edição especial Anniversario acentua os genes retro. Tal pode ser visto nas jantes de 16 polegadas, já conhecidas da versão 57, símbolos da Fiat de aspecto mais clássico, diversos apontamentos cromados, onde se inclui a identificação do nome desta edição, e até duas cores exclusivas (em baixo) – Sicilia Orange e Riviera Green – que recuperam os tons dos anos 50 e 60.

Além da edição especial Anniversario, já se encontra em comercialização em Portugal o Fiat 500 60º, que também comemora esta data. O Anniversario é também a estrela de uma curta metragem – See you in the Future -, que conta com a presença do ator Adrien Brody.

Fiat 500 ganha lugar permanente no MoMA

O MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque -, acabou de adicionar à sua coleção permanente um exemplar do Fiat 500. Não o atual, mas o original, nascido em 1957.

O exemplar adquirido pelo museu é um 500F de 1968, e amplia a coleção do museu no que toca a representantes da história do design automóvel. Entre as razões que levaram à escolha do pequeno Fiat 500, está o seu papel na união de comunidades e até nações, e na promoção de uma sensação de liberdade de deslocação durante o período pós-Guerra no continente europeu.

Adicionar esta obra-prima despretensiosa à nossa coleção permite-nos ampliar a história do design automóvel como contada pelo Museu.

Martino Stierli, Philip Johnson, Curador Principal de Arquitetura e Design no MoMA

Fiat 500, também em selo

No âmbito da comemoração do 60º aniversário do Fiat 500, foi também elaborada uma edição especial de um selo. Permite ver os perfis dos dois Fiat 500, o original de 1957 e o atual de 2017. Também podemos ver uma faixa com as cores da bandeira italiana e a descrição “Fiat Nuova 500” com a fonte original usada em 1957.

Selo Fiat 500

Indicado para colecionadores, entusiastas da filatelia ou dos automóveis, este selo comemorativo será produzido em um milhão de exemplares com um valor de 0,95 €. O selo será impresso na Officina Carte Valori of the State Printing Office and Mint e estará disponível em poucas semanas.