Notícias Volkswagen I.D. Buzz Concept: licença para produzir?

Salão de Detroit 2017

Volkswagen I.D. Buzz Concept: licença para produzir?

Depois do Volkswagen I.D., chegou a vez da marca alemã apresentar ao vivo e a cores o novo I.D. Buzz, o segundo modelo da nova era da Volkswagen.

Herbert Diess, Volkswagen CEO, Volkswagen I.D. Buzz

Não é a primeira vez – e poderá até nem ser a última – que a Volkswagen apresenta um protótipo de um microbus do século XXI. Tal como os anteriores, a nível estético este não é mais do que uma interpretação atual da original “pão de forma”. Será que desta vez é para produzir? Parece que sim:

“O I.D. Buzz representa a nova filosofia da Volkswagen: moderna, positiva, emocional e orientada para o futuro. Até 2025, queremos vender um milhão de carros elétricos por ano e tornar a mobilidade elétrica numa imagem de marca da Volkswagen. A partir de 2020 vamos lançar a nossa família I.D., uma geração de veículos 100% elétricos e conectados, acessível para milhões, não apenas para milionários”.

Herbert Diess, presidente do conselho de direção da Volkswagen

Volkswagen I.D. Buzz

Revelado pela primeiro vez no Salão de Detroit, o Volkswagen I.D. Buzz Concept segue as pisadas do seu «irmão mais novo», o hatchback elétrico que a marca alemã levou Paris – sabe mais sobre o Volkswagen I.D. aqui. Case avancem para a fase de produção, ambos os modelos serão desenvolvidos sob a nova plataforma modular elétrica da marca (MEB).

Voltando ao I.D. Buzz Concept, este modelo está equipado com dois motores elétricos com 374 cv de potência combinada. De acordo com a Volkswagen, as acelerações dos 0 aos 100 km/h cumprem-se em apenas 5 segundos, enquanto que a velocidade máxima está limitada aos 160 km/h.

Volkswagen I.D. Buzz

No que toca à autonomia, graças ao pacote de baterias de 111kWh, será possível fazer até 600 km num único carregamento. Num posto de carregamento rápido (150kW), é possível carregar 80% das baterias em apenas 30 minutos.

Outro dos trunfos do I.D. Buzz Concept – como não poderia deixar de ser – são as tecnologias de condução 100% autónoma, que a marca apelidou de I.D. Pilot. Com um simples premir de um botão, este sistema (que ainda está em fase de testes) recolhe o volante e permite que o I.D. Buzz Concept viaje sem qualquer interferência do condutor. De acordo com a Volkswagen, a chegada deste sistema aos modelos de produção está prevista para 2025.