Notícias Como tornar o Nissan Leaf mais emocionante? É só juntar o motor de uma Kawasaki Ninja

Transformação

Como tornar o Nissan Leaf mais emocionante? É só juntar o motor de uma Kawasaki Ninja

De elétrico eficiente a «monstro» para track days, eis o Nissan Leaf mais radical que alguma vez viram, com motor Kawasaki.

Nissan LEAF motor Kawasaki
© Derek Young Instagram

Com mais de meio milhão de unidades vendidas desde que foi lançado, em 2010, o Nissan Leaf é um dos elétricos com mais representatividade no planeta.

Nunca lhe faltaram argumentos, mas também é verdade que nunca impressionou pela diversão ou pela dinâmica, tendo sido sempre pautado pela eficiência.

Mesmo assim, há quem tenha visto no elétrico nipónico potencial suficiente para criar um «monstro» para track days. Como? Com o motor de uma Kawasaki Ninja ZX-10R, claro está. Confuso? Nós explicamos.

Nissan LEAF motor Kawasaki perfil
© Derek Young Instagram

Comprado por Derek Young, um engenheiro mecânico norte-americano, este Nissan Leaf de 2013 com uma bateria bastante degradada — autonomia só dá para 40 km — deixou de ser um veículo puramente elétrico e passou a ser um muito mais potente e emocionante híbrido plug-in.

A cadeia cinemática elétrica original foi mantida, mas para dar ao Leaf o «poder de fogo» desejado — de origem tem apenas 109 cv —, Derek Young adicionou um motor a combustão retirado de uma Kawasaki Ninja ZX-10R.

Nissan LEAF motor Kawasaki 2
© SuperfastMatt Perdeu espaço e versatilidade mas ganhou muitas outras coisas…

Integrar este bloco de 998 cm3 que grita até às 13 000 rpm no Leaf não foi tarefa fácil, de tal forma que Derek Young precisou de encaixar o subchassis traseiro de um Lexus IS 350 neste elétrico, montando assim o motor de combustão na bagageira do carro.

O resultado desta combinação foi um «super híbrido plug-in» com uma potência máxima em torno dos 280 cv, tração integral e um nível performance que obrigou a outras modificações: as pinças de travão dianteiras vieram de um Nissan 370Z e os travões de disco de um Ford Mustang.

Nissan LEAF motor Kawasaki traseira
© SuperfastMatt

A juntar a isso Derek Young montou ainda duas entradas de ar laterais (no lugar das janelas traseiras) que encaminham ar para o motor a combustão, que acaba por ocupar todo o compartimento da mala.

Este Leaf vitaminado pode ser usado como um elétrico convencional, suportado apenas pela “máquina elétrica”, ou então com os dois motores, libertando toda a «fúria» deste monstro de Frankenstein.

Fonte: SuperfastMatt

Sabe esta resposta?
Em que ano nasceu o Mitsubishi Eclipse?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Coupés dos anos 90 (parte 2). Depois dos europeus, os coupés japoneses