Notícias Designer vai à procura das proporções perdidas do Toyota GR Supra

Design

Designer vai à procura das proporções perdidas do Toyota GR Supra

Proporções, proporções e proporções são cruciais para atingir um bom desenho. E é o mote para dois exercícios de redesign para o Toyota GR Supra.

Toyota GR Supra

O Toyota GR Supra (A90) foi revelado há um ano, mas a controvérsia à sua volta não parece querer desaparecer devido, sobretudo, à “promiscuidade” mecânica com o seu “irmão”, o BMW Z4.

No entanto, a controvérsia estende-se para lá dos genes germânicos. O seu design também tem sido alvo de discussões, apesar de ser mais ou menos consensual o quão visualmente marcante é.

Já aqui referimos as suas inúmeras entradas e saídas de ar que, como se veio a confirmar, são na sua maioria falsas, existindo apenas para efeito estético. Indo à essência do seu desenho, mais importante ainda são as proporções do GR Supra, o ponto de partida crucial para qualquer bom desenho.

VÊ TAMBÉM: Toyota GR Supra com motor de 4 cilindros confirmado. A potência já é conhecida
Toyota GR Supra A90 e Toyota Supra A80
O A80 ainda projeta uma grande sombra sobre o seu sucessor, o GR Supra. © Raul Mártires / Razão Automóvel

Para isso trazemos não um, mas dois vídeos do The Sketch Monkey, o designer Marouane Bembli. Ele próprio admite que não é o maior fã do design do Toyota GR Supra, muito por culpa das suas proporções.

O “problema” tem a ver com o concept FT-1 que serviu de musa inspiradora para o novo GR Supra. Quando a Toyota o revelou em 2014 nunca referiu que seria um sucessor para o Supra, mas a aprovação foi unânime — se ia haver um novo Supra, deveria ser assim.

Mas entre o FT-1 e o GR Supra que acabámos por obter, existem diferenças claras ao nível das proporções — bem mais conseguidas no FT-1 —, apesar de partilharem os mesmos temas estilísticos.

Essas diferenças nas proporções são dadas pelas dimensões: o FT-1 é mais comprido, largo e baixo que o GR Supra, em parte devido à adoção de uma configuração 2+2, como o Supra A80, e não um puro dois lugares como o GR Supra A90.

Toyota FT-1
Toyota FT-1, apresentado em 2014.

As dimensões mais compactas do Toyota GR Supra, sem esquecer a bem mais curta distância entre eixos, jogam contra ele na integração dos expressivos elementos visuais do FT-1, que parecem não ter espaço para “respirar”. Mas são as proporções gerais — distância entre eixos vs comprimento total, largura das vias, etc —, que são o foco do The Sketch Monkey.

VÊ TAMBÉM: Supra A80 vs Supra A90, em vídeo. O novo está à altura da LENDA?

GR Supra, o redesign

Neste primeiro vídeo, The Sketch Monkey tenta, assim, “endireitar” o Toyota GR Supra, focando nas proporções do coupé, ao mesmo tempo que se livra de algumas das “entradas” de ar que polvilham a carroçaria do desportivo.

Começar de novo

No segundo vídeo — o primeiro vídeo foi feito há um ano, após a revelação do GR Supra — vemos que a temática das suas proporções ainda são sensíveis ao The Sketch Monkey. Ele decide revisitar novamente o desportivo nipónico, desta vez com uma abordagem distinta.

Ao invés de fazer novo redesign com base no Toyota GR Supra A90, o ponto de partida foi o Toyota Supra A80, o reverenciado antecessor. Uma das razões para tal tem a ver, como é fácil de adivinhar, com as excelentes proporções do GT 2+2 da década de 90, mais conseguidas que as do seu sucessor. Este seu redesign do A80 seria, assim, o “seu” sucessor para um novo Supra:

Resultados

O que acham de ambas as soluções propostas pelo The Sketch Monkey? “Endireitar” as proporções do atual Toyota GR Supra seria o caminho a seguir, ou o desenho do novo Supra deveria ter tido como bitola o antecessor A80? Fiquem com as imagens finais de ambas as propostas:

Toyota GR Supra redesign
Rodas maiores, e crucialmente, uma frente maior, para “endireitar” as proporções do GR Supra, de acordo com The Sketch Monkey
Toyota Supra MK5
Uma aposta na evolução, renovando as premissas do Supra A80, seria a outra escolha a seguir por The Sketch Monkey.

Sabe esta resposta?
Qual a potência de ambas as versões do Renault Clio e Peugeot 208 que comparámos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Clio vs Peugeot 208. QUAL É O MELHOR?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Renault Clio vs Peugeot 208. QUAL É O MELHOR?