Notícias Lexus LFA do futuro? Marca mostra protótipo de supercarro 100% elétrico

Antevisão

Lexus LFA do futuro? Marca mostra protótipo de supercarro 100% elétrico

A Lexus será elétrica em 2035 e já mostrou o protótipo de um dos "modelos bandeira" da sua ofensiva: o sucessor espiritual do Lexus LFA.

Lexus BEV

A Lexus vai lançar um novo supercarro elétrico, uma espécie de sucessor espiritual do LFA, que deverá chegar, provavelmente, apenas em 2030.

Mas podem esquecer o V10 naturalmente aspirado. No seu lugar estará um motor elétrico (ou talvez mais), com a marca nipónica a prometer mais de 700 km de autonomia.

O anúncio foi feito pelo próprio Akio Toyoda, o presidente da Toyota, num evento onde o grupo japonês divulgou a sua ofensiva elétrica até 2030, que resultará no lançamento de 30 novos veículos elétricos até 2030.

A NÃO PERDER: Silêncio! Vai-se ouvir o V10 atmosférico do Lexus LFA
Akio Toyoda
Akio Toyoda, Presidente da Toyota

E para antecipar esta autêntica revolução 100% elétrica, Toyoda revelou em simultâneo 15 novos protótipos, divididos entre Toyota e Lexus, sendo que um deles estará na base do próximo supercarro da Lexus.

Descrito por Akio Toyoda como “um desportivo elétrico que herda a sensação de condução e o ‘molho secreto’ do desempenho cultivado através do desenvolvimento do LFA”, este “super-elétrico” será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h na “casa dos dois segundos baixos” e terá uma autonomia superior a 700 km.

Contudo, e tal como acontecia com o LFA, o grande foco estará na dinâmica. E a experiência obtida no desenvolvimento deste modelo também será aplicada aos futuros modelos 100% elétricos da Lexus, que terão sempre um ênfase no comportamento dinâmico.

Lexus LFA
Lexus LFA

“A procura interminável pela assinatura de condução da Lexus vai evoluir para a próxima fase através do desenvolvimento de um novo desportivo elétrico a bateria”, começou por dizer Koji Sato, o responsável da Lexus, que acrescentou que este será um modelo “que simboliza o futuro da marca”.

O que esperar?

Os detalhes em torno deste modelo desportivo ainda são, naturalmente, muito escassos, para não dizer inexistentes.

Lexus BEV

Porém, foi avançado por Toyoda que este novo desportivo 100% elétrico poderá ser o candidato perfeito para receber baterias de estado sólido, ainda que a marca japonesa vá aplicar primeiro esta tecnologia nos seus modelos híbridos, de forma a “testá-la e avaliá-la” antes de a lançar em automóveis puramente movidos a eletrões

LEIAM TAMBÉM: Toyota. Primeiro elétrico com baterias de estado sólido em 2025

O protótipo mostra as proporções «clássicas» de um desportivo bilugar com motor de combustão interna montado longitudinalmente à frente: o capô é longo e o habitáculo recuado. Exatamente as mesmas proporções do LFA.

Sendo totalmente elétrico, dará aos designers/engenheiros oportunidade de explorar outras configurações e proporções, pelo que ainda é cedo saber o quanto deste design «sobreviverá» antes de ser revelado a versão de produção do novo supercarro da Lexus, para o final da década.

 

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Volvo P1800?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volvo P1800. O coupé sueco mais especial de sempre está de parabéns