Notícias O “targa” que faltava? Toyota GR Supra Sport Top é um tributo ao Supra A80

SEMA360

O “targa” que faltava? Toyota GR Supra Sport Top é um tributo ao Supra A80

Antecipado há quase dois meses, é agora revelado o Toyota GR Supra Sport Top, em homenagem ao antecessor, geração A80, que apostava numa carroçaria targa.

Toyota GR Supra Sport Top

Após o ano passado ter mostrado no SEMA o GR Supra Heritage Edition, uma homenagem ao Supra A80 dos anos 90 e que “retirava” dele uma série de elementos estilísticos, a Toyota volta a homenagear o antecessor do atual GR Supra com o GR Supra Sport Top.

A denominação “Sport Top” refere-se ao teto amovível que traz, transformando o coupé GR Supra num targa, tal e qual acontecia no antecessor dos anos 90 e até anos 80. Era o único elemento que faltava ao GR Supra Heritage Edition de 2019 para ser a evocação perfeita do antecessor.

Foi há quase dois meses que o antecipámos, quando a Toyota anunciou-o juntamente com outros Supra modificados destinados ao SEMA360 — o evento online e possível neste conturbado ano de 2020 que substitui o evento convencional.

TENS DE VER: Toyota GR Supra com quatro cilindros testado. É mais barato, mas vale a pena? (vídeo)

O que aparenta ser um simples trabalho de cortar o tejadilho é, na realidade, bem mais complicado do que parece:

"A Toyota queria realmente que o Heritage Edition (2019) ficasse acompanhado. Mas isto não foi uma construção fácil e tivemos de pensar bastante no cortar do teto e remover uma parte significativa da estrutura do carro. Foi bem mais complicado do que originalmente pensámos. Remover o teto foi extremamente difícil e requeriu algum trabalho inovador para reter a rigidez estrutural do GR Supra. Adorei o resultado e espero que outros o adorem também."

Marty Schwerter, chefe construtor

As modificações

O novo teto amovível do GR Supra Sport Top é composto por dois painéis em materiais compósitos, fabricados via impressão 3D nas instalações de pesquisa e desenvolvimento da Toyota Motor North America, sediada em Ann Arbor, no estado do Michigan (EUA). Os painéis apresentam os mesmos contornos do GR Supra coupé que conhecemos e o carro em si mantém a moldura do para-brisas do carro original.

Para manter a rigidez estrutural do coupé, os elementos estruturais que estão à frente e atrás do teto original, que se mantém, foram reforçadas; tal como o fundo do carro foi reforçado, desde o compartimento do motor até à sua secção traseira.

As modificações deste GR Supra Sport Top não se ficam pelo seu teto amovível, como é possível de constatar nas imagens. Este modelo único passa a contar com um novo fundo e difusor traseiro — ambos feitos à mão — para otimizar o fluxo de ar. Também o sistema de escape é único, que passa a contar com duas saídas centrais.

Sendo uma homenagem ao Toyota Supra A80 (4ª geração) não podia faltar uma expressiva asa traseira e, tal como no GR Supra Heritage Edition, as óticas traseiras passam a conter elementos circulares. É precisamente desse modelo que transitam muitos dos elementos únicos a esta transformação que serve de tributo aos Supra do passado.