SEMA Show 2019

Toyota GR Supra invade SEMA Show. Quantos Supra estiveram em exposição?

São "mais que as mães". É o que podemos afirmar da quantidade absurda de novos Toyota GR Supra na edição deste ano do SEMA Show.

Se havia dúvidas de que o novo Toyota GR Supra é um dos carros do ano, a edição deste ano do SEMA Show (Specialty Equipment Market Association) elimina-as.

O evento dedicado aos acessórios e equipamentos especializados automóveis é conhecido pela exibição de todo o tipo de preparações automóveis e, regra geral, os protagonistas são norte-americanos: muscle cars com quantidades absurdas de potência, SUV capazes de trepar o Evereste, pick-up para futuros apocalípticos e sem esquecer os clássicos, que de clássicos apenas têm as suas linhas.

Mas este ano o protagonista foi um e de americano não tinha nada — há quem diga que de japonês também não… O novo Toyota GR Supra invadiu o SEMA Show, estando presentes uma quantidade absurda de novos Supra no evento. Quantos Supra estiveram por lá? Houve alguém — o canal throtl —, que se deu ao trabalho de contar:

A NÃO PERDER: Supra A80 vs Supra A90, em vídeo. O novo está à altura da LENDA?

43!… Sim, 43 Supra estiveram presentes no SEMA Show deste ano — foi o modelo mais visto por lá. A verdade é que grande parte do “culto” do Supra deve-se ao mundo das preparações, ao potencial do 2JZ-GTE e, claro, à saga Fast and Furious.

A própria Toyota reconhece essa faceta do seu GT, nesta nova geração bem mais desportivo, e sabe que o sucesso do novo GR Supra poderá estar dependente do acolhimento de toda esta comunidade.

E olhando para o SEMA Show deste ano, os indícios parecem promissores. Nem a Toyota resistiu à tentação de levar vários Supra modificados ao SEMA Show.

Toyota GR Supra 3000GT Concept

Criado pela própria Toyota, através do seu departamento Toyota Customizing & Development, e inspirado pelo Toyota Supra TRD3000GT de 1994, o destaque vai para as alterações exteriores. Bem mais largo e agressivo, destaque para as aberturas do capot (retiradas do antecessor) e a enorme asa traseira. Mecanicamente, mantém-se stock.

Toyota Supra Wasabi

Ainda da Toyota, surgiu esta muito verde Supra Wasabi, destacando-se também pela superior agressividade visual e pelas jantes de 20″. Além do exterior, o Wasabi traz novos travões da Brembo, coilovers ajustáveis da Öhlins, mas tal como o 3000GT, a mecânica permaneceu intocável.

Dependendo da receção, a Toyota pondera colocar em comercialização alguns dos acessórios.

Toyota GR Supra HyperBoost Edition

Não foi criado pela Toyota, mas foi criado a pedido da Toyota por Rutledge Wood, analista da Nascar e ex-apresentador do Top Gear norte-americano. E é, definitivamente, um dos mais radicais novos Supra exibidos.

O destaque, a carroçaria alargada, composta por painéis em fibra de carbono (um kit de 20 peças), e o seis cilindros em linha a ser “massajado” até aos 750 hp (760 cv). As jantes são da Lightspeed Racing, de 20″ e em três peças e a suspensão é composta por coilovers ajustáveis V3 da KW Automotive.

Toyota Supra Heritage Edition

O nome diz tudo. O Supra Heritage Edition homenageia a herança do Supra no mundo aftermarket — mesmo antes de ter sido catapultado para a fama pelo The Fast and the Furious.

A nostalgia corre forte nesta criação. Repare-se na asa traseira ou nos farolins traseiros (com os suportes para as óticas a recorrerem à impressão 3D) que evocam o antecessor do A90, o Supra A80 — não deveria ser esta a solução escolhida de série?

Não se ficaram apenas pelas “memórias”. A parceria com a Precision Turbo and Engine libertou mais cavalos do seis em linha de origem BMW — apenas anunciaram que são mais de 500 cv. Suspensão é da TEIN (coilovers), travões da Brembo, jantes de 19″ da HRE, completam o conjunto.

O conhecido youtuber Shmee150 também não ficou indiferente a todos os Toyota GR Supra presentes no SEMA Show deste ano:

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos