Notícias BMW i3 diz adeus ao extensor de autonomia na Europa

Apresentação

BMW i3 diz adeus ao extensor de autonomia na Europa

A versão europeia do BMW i3 vai perder o extensor de autonomia. Deixa de ser necessário com as novas baterias de maior capacidade que oferecem mais autonomia.

BMW i3 2019

A BMW decidiu que é altura do i3 avançar no mercado europeu sem a versão com extensor de automomia. A marca justifica a decisão com a chegada de uma bateria de maior capacidade (42,2 kWh) que oferece uma autonomia de até 310 km.

Uma das causas apresentadas para o desaparecimento da versão com extensor de autonomia é a entrada em vigor do WLTP. Para além disso, o aparecimento de cada vez mais postos rápidos de carregamento e a evolução das baterias também ajudaram à decisão de deixar de oferecer o i3 com extensor de autonomia.

A versão que a marca vai deixar de oferecer era uma das mais caras (sendo mais cara que as versões equivalentes 100% elétricas). Esta associava o motor usado na scooter C 650 GT a um gerador de 25 kW para aumentar a autonomia.

VÊ TAMBÉM: Enxurrada de elétricos. Mais de 60 novidades nos próximos cinco anos.
BMW i3 2019

Extensor de autonomia já vendia pouco

Os resultados de vendas da versão com extensor de autonomia também ajudam a compreender a razão do seu desaparecimento, com os consumidores a preferirem a versão elétrica com bateria de 33,2 kWh à versão que recorria ao motor térmico. Aliás, até mesmo a versão com as baterias de menor capacidade (22 kWh) conseguia vender tanto como a versão que prometia uma autonomia superior.

Assim, o BMW i3 vai passar a estar apenas disponível com a nova bateria de maior capacidade e em dois níveis de potência: 170 cv para o i3 e 184 cv para o i3s. Para a versão menos potente a marca bávara promete uma autonomia entre 285 km e 310 km, já no i3s a autonomia desce para entre 270 km e 285 km.

BMW i3 2019

O BMW i3 equipado com a nova bateria de 42,2 kWh pode ser carregado até 80% em 42 minutos caso se utilize um carregador de 50 kW. Caso se opte por carregar o i3 em casa os mesmos 80% de bateria demoram entre três horas e quinze minutos até quinze horas dependendo se se recorre à BMW i Wallbox de 11 kW ou a uma tomada caseira de 2,4 kW.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência da versão europeia do BMW Z4 M40i na Europa?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Novo BMW Z4 M40i com 340 cv na Europa, mas 387 cv nos EUA