Notícias Tesla Model Y revelado, mas só o podes comprar em 2021

Apresentação

Tesla Model Y revelado, mas só o podes comprar em 2021

O novo Tesla Model Y é talvez um dos modelos mais importantes para a sustentabilidade futura da marca norte-americana. Fica a conhecê-lo.

Tesla Model Y

A importância do Tesla Model Y para a marca não pode ser desvalorizada. Num mundo onde os SUV e crossover têm andado a “roubar” vendas às tipologias mais clássicas, como os hatchback e sedan, é imperativo tê-los no portefólio.

Fenómeno que também afeta os veículos elétricos e não é estranha a escolha por esta tipologia em grande parte dos novos elétricos que temos vindo a conhecer: I-Pace, e-tron, EQC é só o início.

O Model Y é o segundo crossover da marca e aponta para um segmento muito mais amplo e acessível do que aquele onde habita o enorme e caro Model X.

VÊ TAMBÉM: Polestar 2 em vídeo. Melhor do que o Tesla Model 3?
Tesla Model Y

Deriva diretamente do Model 3 e o seu perfil recorda o do maior Model X, mas nada de portas “falcão” — uma complexidade desnecessária e cara, ainda que espetacular. O Model Y tem que, por todos os motivos e mais algum, ser o mais rentável possível.

A Tesla promete níveis de segurança referenciais, elevadas prestações e espaço suficiente para transportar até sete passageiros e as suas bagagens — 1869 l de capacidade no total, com segunda e terceira fila rebatida.

Tesla Model Y

O interior do Model Y é em tudo similar ao do Model 3, destacando-se o concentrar de todas as funcionalidades do veículo no ecrã tátil de 15″ colocado ao meio do tablier. A posição de condução é, sem surpresas, mais elevada.

Autopilot

Naturalmente, o Tesla Model Y pode integrar o sistema Autopilot — atualmente atinge o nível 2 de condução autónoma —, composto por 12 câmaras, um radar frontal e 12 sensores ultrassónicos.

Entre as funcionalidades oferecidas permite a deteção de obstáculos com travagem autónoma de emergência, cruise control ativo, assistente de manutenção na faixa de rodagem e outras adicionais que já permitem mudar de faixa e entrar e sair de autoestrada de forma automática.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Todos os Model Y

Tal como no Model 3, a gama Model Y divide-se em Standard Range, Long Range e Performance e também terá versões com um ou dois motores (Dual Motor). A Tesla, como é costume, evidencia a autonomia e a aceleração dos 0 aos 100 km/h.

Versão Autonomia (WLTP) Aceleração (0-100 km/h)
Standard Range 390 km 6,3s
Long Range (RWD) 540 km 5,8s
Long Range (AWD) 505 km 5,1s
Performance 480 km 3,7s

Tesla Model Y

Quando é que o posso comprar?

A chegada ao mercado acontecerá apenas no próximo ano nos EUA, com as primeiras entregas previstas para o outono de 2020. A publicação espanhola km77 avança com o início de 2021 para a comercialização em Espanha, cenário previsível também para a chegada do modelo a Portugal.

Prometido está um preço de 39 mil dólares (aprox. 34 500 euros) para a versão Standard Range, 4000 dólares a mais do que a versão de acesso do Tesla Model 3. No entanto, será o último a chegar das versões agora anunciadas, apenas na primavera de 2021 (EUA).

Quanto custa?

Baseando-nos ainda nos números avançados pela espanhola km77, os preços para Espanha são de 56 mil euros para o Long Range de tração traseira, 61 mil euros para o de tração às quatro rodas e 69 mil euros para o Performance. Para Portugal, os preços deverão subir, nem que seja só por refletir o maior valor de IVA do nosso país.

Fonte: km77