Notícias Tesla Model 3. Atrasos levaram já ao cancelamento de 23% das encomendas

Mercado

Tesla Model 3. Atrasos levaram já ao cancelamento de 23% das encomendas

Depois de já ter recebido quase meio milhão de encomendas para o Model 3, a Tesla estará agora a experienciar o fenómeno inverso. Segundo avança um relatório externo, 23% das encomendas terão sido entretanto canceladas, devido à demora na entrega dos veículos.

Tesla Model 3

Segundo a empresa Second Mesure, que tem por missão analisar dados relativos a milhões de compras feitas com cartões de crédito e de débito, 23% das encomendas já feitas e relacionadas com o Tesla Model 3, foram entretanto canceladas e o montante da reserva (1000 dólares) devolvido.

No entanto e apesar destas desistências, o nível de encomendas para o modelo de entrada da Tesla, continua elevado, conclui o mesmo estudo.

O Model 3 enfrentou uma série de atrasos na produção, e a verdade é que nem todos os depositantes estão disposto a esperar mais tempo. Desde que o período de reservas começou, 23% dos depósitos foram devolvidos. No entanto, só a Tesla sabe, neste momento, quantos clientes mais desistiram de esperar, cancelaram as respetivas reservas e estão, neste momento, a aguardar que o dinheiro que investiram, lhes seja restituído.

Relatório da Second Mesure
Tesla Model 3 — Linha de produção

Contudo, a mesma empresa também reconhece que o ritmo das reservas continua elevado.

Os depósitos relacionados com a encomenda de um Tesla Model 3 começaram de forma intensa. No dia 31 de março de 2016, teve lugar o primeiro surto de clientes ávidos de encomendar uma unidade, contribuindo assim para que 61% das encomendas tenham acontecido logo no primeiro mês, após o arranque da fase de reservas. Em agosto de 2017, a Tesla divulgou uma taxa de devolução na ordem dos 12%, número que nós também apurámos. O que vem confirmar que a nossa análise está em linha com os números do construtor.

Relatório da Second Mesure
RELACIONADO: Tesla Model 3 pode vir a ser mais rentável do que Musk previu

Tesla nega números

Já a Tesla, nega, no entanto, estes números, embora admita a existência de cancelamentos.

As reservas do Model 3 mantiveram-se estáveis no primeiro trimestre de 2018. Quanto aos cancelamentos, devem-se, de uma forma geral, aos atrasos na produção e ao adiamento de certas opções inicialmente planeadas, nomeadamente, a disponibilização da versão AWD com dois motores, assim como do pacote mais pequeno de baterias. No entanto, a satisfação dos clientes que já têm o carro é extremamente alta.

Relatório de Produção da Tesla
Tesla Model 3 Fremont Factory

De resto, numa carta enviada aos acionistas, em maio último, a marca norte-americana confirma igualmente que, no final do último trimestre, as encomendas sinalizadas do Model 3 ultrapassavam as 450 000 unidades.

O número de reservas do Model 3, entre as quais as encomendas já configuradas e que ainda não foram entregues, continuava a ultrapassar as 450 000 unidades, no final do primeiro quadrimestre. Isto, apesar de menos de 20 concessionários em todo o mundo terem o carro exposto. No entanto e também por isso, estamos a pensar fornecer bastante mais unidades do Model 3 aos nossos concessionários, durante o segundo quadrimestre de 2018.

Carta da Tesla aos acionistas

Segundo avança o site Electrek, no final dos primeiros quatro meses de 2018, a Tesla possuía quase mil milhões de dólares (perto de 855 milhões de euros) em depósitos de clientes, ainda que respeitantes não apenas ao Model 3, mas também ao Tesla Semi, à nova geração do Roadster, ao Model S e ao Model X. Embora a maior parte diga, efetivamente, respeito ao modelo mais acessível na gama concebida por Elon Musk…

Sabe esta resposta?
Qual a aceleração dos 0 aos 100 km/h do DS 7 Crossback PureTech 225 cv?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

DS 7 Crossback reforça oferta com PureTech de 225 cv
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

DS 7 Crossback reforça oferta com PureTech de 225 cv