Notícias Goodyear. Pneus sem ar também já estão a ser testados

Pneus

Goodyear. Pneus sem ar também já estão a ser testados

Depois da Michelin foi a vez da Goodyear mostrar um protótipo para um pneu sem ar. E escolheu um Tesla Model 3 como «cobaia».

Goodyear pneu sem ar

Os pneus sem ar e imunes a furos têm vindo a ganhar relevância nos últimos anos, com várias marcas de pneus a fazer importantes avanços rumo à produção em série.

A Michelin, que apresentou o UPTIS (Unique Puncture-Proof Tire System) em 2019, parece ser a que está mais próxima do lançamento ao público (previsto para 2024) e até já nos mostrou um MINI elétrico em ação com estes pneus montados. Mas não é a única; a Goodyear trabalha no mesmo sentido.

A empresa, que tem como objetivo lançar o primeiro pneu feito a partir de material totalmente sustentável e livre de manutenção até 2030, já testou um Tesla Model 3 equipado com um protótipo dos pneus sem ar e o resultado desse teste já pode ser visto num vídeo divulgado pela publicação InsideEVs.

A NÃO PERDER: O rótulo dos pneus mudou. Fiquem a conhecê-lo em detalhe
Goodyear pneus sem ar Tesla

Entre slaloms e curvas a velocidades mais elevadas, a Goodyear garante que neste teste o Model 3 conseguiu cumprir com sucesso manobras até 88 km/h (50 mph), mas afirma que estes pneus já passaram por testes de durabilidade até 160 km/h (100 mph).

Olhando apenas para o vídeo, é difícil avaliar o comportamento dinâmico, até porque não temos termo de comparação com um Model 3 com pneus convencionais em condições idênticas, mas uma coisa é certa: nas mudanças mais bruscas de direção o comportamento parece ser um pouco distinto daquele que conseguimos com pneus «normais».

Certo, para já, é que os pneus sem ar prometem ser mais seguros, mais amigos do ambiente e mais duradouros, ao mesmo tempo que não exigem qualquer manutenção.

LEIAM TAMBÉM: SUV para quê? Este MX-5 com pneus mistos vai (quase) a todo o lado

Mas antes de tudo isto ser relevante, é preciso provar que eles podem ser produzidos em massa e que estão aptos para os desafios do dia a dia.

Fonte: InsideEVs

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Mazda Ibuki?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda se lembram do Mazda Ibuki, o “pai” do MX-5 NC?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda se lembram do Mazda Ibuki, o “pai” do MX-5 NC?