Notícias Vision IN. O SUV mais barato da Skoda que não vais poder comprar

Salão de Nova Deli

Vision IN. O SUV mais barato da Skoda que não vais poder comprar

Apostada em "conquistar" a Índia, a Skoda revelou o concept Vision IN. Chega em 2021, será o SUV mais barato da marca checa, mas não virá para a Europa.

Skoda Vision IN

A Skoda tem a missão de conquistar a Índia para o Grupo Volkswagen, que acredita que a explosão deste mercado está iminente. O concept Vision IN, revelado hoje antes da abertura das portas do salão de Nova Deli no próximo dia 7 de fevereiro, surge assim como um Cavalo de Tróia para tão importante conquista.

Com chegada prevista ao mercado indiano para meados de 2021, quando vir a luz do dia naquele subcontinente, o Skoda Vision IN deverá estar disponível por um valor equivalente a 10 mil euros.

Novo mercado, novos atributos

Cada vez que uma marca de automóveis apresenta um novo modelo, nota-se a preocupação em enaltecer as qualidades dinâmicas do mesmo, com destaque para o bom compromisso entre estabilidade e conforto, ao menos em veículos destinados a uma faixa de clientes muito alargada.

Mas para um carro que quer singrar no mercado indiano esses são atributos menos importantes, principalmente devido à especificidade das estradas ou, melhor dito, dos caminhos.

Aqui, as qualidades decisivas para se ter sucesso são o prestígio na aparência, conforto e baixos custos de produção, para que seja possível propor o preço mais competitivo possível para um cliente com muito baixo poder de compra.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Skoda Karoq Sportline 2.0 TDI. O mais apetecível dos Karoq?
Skoda Vision IN

Pequeno por fora, grande por dentro?

concept Vision IN, imediatamente reconhecível como um Skoda pela sua ampla grelha frontal e óticas afiladas, oferece uma visão de como a Skoda quer começar a cumprir a missão que lhe foi destinada pelo Grupo Volkswagen.

VÊ TAMBÉM: Já conduzimos o novo Scala, o “Golf” da Skoda
Skoda Vision IN

O seu comprimento de 4,26 metros é o mais adaptado ao perfil do cliente indiano que circula em veículos bastante compactos, mesmo quando há que transportar famílias numerosas, o que leva os fabricantes a puxarem pelo engenho e criatividade para meterem “o Rossio na Rua da Betesga”, que é como quem diz, conseguir enfiar três filas de bancos em tão pouco espaço.

O Renault Triber, que mede apenas 3,99 metros, consegue-o, pelo que não restará outra hipótese ao modelo de produção em série da Skoda, com chegada prevista para o início de 2021, que oferecer a mesma solução.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Skoda Kodiaq RS, um SUV de 7 lugares… “desportivo”. Faz sentido?
Skoda Vision IN

As economias de escala deverão permiti-lo até porque a plataforma é a conhecida MQB-A0 (que até já é aplicada no Skoda Kamiq, que é apenas 2 cm mais curto), que será adaptada para o mercado local no centro de engenharia de Pune, na Índia.

VÊ TAMBÉM: O novo Skoda Octavia tem mais espaço, tecnologia e até um híbrido plug-in

Tecnologia não lhe vai faltar

O concept em exibição na Auto Expo 2020 está equipado com o motor 1.5 TSI de 150 cv, associado a uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades, e será o topo de gama do leque de motorizações do “Kamiq indiano”. Para ser competitivo em termos de preço, o Vision IN estará disponível com motores de três cilindros, com um litro de capcidade.

No interior destaca-se uma espécie de cristal marajá embutido ao centro da face superior painel de bordo, uma “jóia” que é uma alusão à especialidade dos checos e também deve atender às necessidades de luxo de uma minoria dos consumidores locais.

NÃO PERCAS: Nada está a salvo. Skoda Tudor, o protótipo que até seria roubado

O ecrã tátil central de 12,3” é relevante para a versão de produção do crossover porque na Índia o equipamento de info-entretenimento é muito valorizado pelos clientes, seja em que segmento for. A Volkswagen fornece todo o seu know-how em conectividade, para que este modelo disponha de Apple CarPlay e Android Auto, mesmo admitindo-se que a versão mais básica não disponha de ecrãs digitais configuráveis.

VÊ TAMBÉM: Este é o Kodiaq GT que não vais poder comprar
Skoda Vision IN

Quanto vai custar?

O crossover da Skoda foi projetado para atrair a classe média-alta na Índia, tentando seduzir clientes de rivais como o Kia Seltos ou o Ford EcoSport a pagar um pouco mais pelo prestígio associado ao grupo alemão (que também irá vender neste mercado o Volkswagen T-Roc, que partilha a mesma base rolante).

VÊ TAMBÉM: O Skoda Fabia foi renovado, mas pouco. Ainda tem argumentos?

Assim sendo, o seu preço deverá situar-se entre os 10 mil e os 13 mil euros. Valores acessíveis para a realidade europeia, mas que irão colocar alguns desafios neste mercado onde muitos carros custam menos de 7000 euros…

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Renault 21 Turbo Quadra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 21 Turbo. Em 1988 era o carro MAIS RÁPIDO DO MUNDO sobre o gelo